5 PASSOS para Começar a Carreira de FREELANCER?

5 PASSOS para Começar a Carreira de FREELANCER?

Se você vive a grande dúvida de “como começar a carreira de freelancer?”, fique tranquilo. Eu tenho uma série de passos para você encontrar bons trabalhos, que sejam recorrentes e, claro, que te paguem bem. Dá só uma olhada!

Afinal, como começar a carreira de freelancer?

Para começar a sua carreira de profissional autônomo, não importa a área, é muito importante explorar a internet. Afinal, o mundo digital consegue reunir todas as tribos e fazer a sua voz ecoar por lugares onde você nem sonhava. Mas, quais são os canais da web para aproveitar? Veja os cinco passos para começar a carreira de freelancer:

1. Tenha um portfólio

Construa um portfólio, desde que você coloque somente as tarefas que fez. Por exemplo, deixe claro que, em uma landing page, o seu trampo foi só a produção do texto.

Agora, se o trabalho foi feito na época em que você estava em uma agência ou em qualquer outro tipo de empresa, peça a permissão. Assim, as pessoas podem te encontrarem na internet e entenderem os detalhes de trabalhos que você já fez. Outro detalhe: o portfólio precisa ser de fácil navegação.

2. Crie um bom perfil no LinkedIn

Isso vale tanto para quem trabalha fixo em uma empresa ou é freelancer. Então, coloque quais tarefas você já fez, onde já trabalhou. Além disso, informe em qual instituição você se formou, quais cursos já fez, etc.

Outro ponto interessante sobre como começar a carreira de freelancer é pedir para as pessoas te indicarem e darem um breve depoimento sobre o seu profissionalismo. Só não peça para que seus amigos façam isso, porque os recrutadores saberão identificar o “truque”.

3. Cadastre-se em sites que recrutam freelancers

Hoje em dia, existem diversos sites com esse objetivo: Workana, Contratando.me, Trampos.co, entre tantos outros. Há também o Behind, onde, inclusive, você pode construir o seu portfólio e já tentar trabalhos de freela.

Outra excelente sacada é usar o Google Alerts para te avisar quando o Trampos.co estiver com uma página disponível.

4. Escreva para portais

Uma forma que eu usei para aumentar o meu marketing pessoal foi escrever para portais. Você, com freelancer, tem esse conhecimento. Por exemplo, se é um profissional de marketing digital, vale procurar um portal sobre o assunto e escrever uma matéria.

O mais importante: faça um conteúdo para cada site. Isso vai te ajudar a criar notoriedade e fazer com que outras pessoas te encontrem.

5. Tenha um canal no YouTube

Um canal no YouTube é uma ótima forma para você mostrar o seu conhecimento e atrair olhares para a sua expertise. Então, não importa em qual área você atua como freela, coloque a sua experiência no mundo digital.

Beleza?

Espero que eu tenha te ajudado a começar a carreira como freelancer. Não perca mais tempo e comece a ganhar notoriedade hoje mesmo!

Para outros assuntos como esse, continue aqui no blog do Agência10X!

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE