agências digitais

Análise do Panorama das Agências Digitais em 2021

Você já parou para pensar em como o mercado tem se comportado ultimamente? Quais são as principais tendências para o novo ano? O relatório Panorama das Agências Digitais em 2021, lançado pela Rock Content em parceria com a RD Station e MLabs, mostra as respostas de uma pesquisa para entender qual o cenário atual.

Eu resolvi, então, comentar o documento para analisar o que essas informações querem dizer e tirar insights importantes. Assista ao vídeo e leia esse post para entender!

Qual a fonte dos dados?

Os dados foram coletados de 30 de setembro a 5 de novembro de 2020. Foram 1142 respostas, sendo que 52% delas foram feitas por CEOs ou sócios das agências — ou seja, os tomadores de decisão.

A divulgação da pesquisa foi feita nas redes sociais e base de dados das três empresas.

O perfil das agências digitais

Ao serem questionados sobre a definição do negócio, 37,74% respondeu que são uma agência de Marketing Digital. Já 21,1% usou o termo agência de comunicação.

As outras nomenclaturas que entram no gráfico são agência full service / 360º, consultoria de Marketing e Vendas, escritório de design ou produtora de vídeo, desenvolvimento web, agência de relações públicas/assessoria de imprensa e agência off.

Quanto à localização 39,19% está no estado de São Paulo, senho que a maior parte dos serviços também está no Sudeste e no Sul do país.

Tratando-se de tempo de atuação, 20,49% têm menos de um ano, enquanto 23,73% está no mercado há mais de 10 anos — categoria esta da qual a Agência Mestre faz parte.

Mesmo com um considerável número de agências que estão atuando há bastante tempo, ao analisar o número de funcionários, 25,74% respondeu 1, ou seja, uma “eugência”. Aliás, 36,69% responderam de 2 a 5 e 27,15% de 6 a 25.

Ou seja: quase 90% das agências têm até 25 colaboradores.

O raio de atuação também traz dados interessantes: 19,56% diz atuar localmente. Um grande tiro no pé é oferecer serviços digitais e se limitar somente a sua cidade.

É preciso ampliar e não ter limitações, como é o caso dos 43% que responderam que atuam em escala nacional.

Outro ponto de atenção que dá para extrair do relatório é em relação aos nichos específicos: 4,38% diz que não sabe se tem essa segmentação, enquanto 59,16% diz não ter.

A especialização de uma agência é muito importante, principalmente para as novas. A estratégia é a seguinte: primeiro você conquista um nicho e, depois, abre os seus horizontes para outros segmentos.

Também é interessante escolher um tipo de serviço específico para alinhar a esse nicho. Por exemplo: SEO para e-commerces.

Prestação de serviço de marketing e vendas

Essa parte da pesquisa traz as tendências de serviços oferecidos pelas agências.

Gestão e monitoramento de redes sociais ficou em primeiro lugar, com 13,59%. Mesmo assim, o Ricotta acredita que este seja um serviço que tem um dos menores custos-benefícios para a agência, já que tem alta concorrência e baixa margem de lucro.

Marketing de Conteúdo vem logo depois, com 12,72%. Ele também acredita que não vale a pena ter uma agência só com esse serviço, já que há muitas pessoas fazendo.

Quanto à terceirização de serviços, 74,61% diz contratar outras agências para realizar alguma atividade. A que mais é procurada é a Produção de vídeo, com 27,53%.

Por isso, quem atua nesse segmento pode encontrar muitas oportunidades ao continuar investindo em vender seus serviços para outras agências.

Ao serem questionados sobre os benefícios de fazer Marketing Digital, 38,64% respondeu que há muito mercado para serviços desse ramo e 23,21% que é mais fácil de mensurar os resultados das ações.

Aqui, é válido lembrar que essa segunda resposta é o ponto chave para um bom relacionamento com o cliente. O mercado das agências digitais torna mais fácil mostrar os resultados para os clientes, em relação a produções off-line.

Sobre os desafios da área, 19,45% respondeu que o maior é demonstrar valor nos resultados entregues. Então, temos um conflito: se é fácil mensurar, é difícil fazer com que muitos clientes que não são do meio entendam os números. É muito comum, inclusive, que eles contestem os relatórios.

Um ponto bem interessante do relatório é a pergunta “Sua agência oferece serviços para ajudar a estruturar
a área de Vendas dos clientes?”: 32,07% diz prestar apoio de maneira informal no dia a dia, com dicas durante as conversas, enquanto 22,67% diz  que não, o foco é 100% no marketing.

A área de vendas está crescendo muito e é um nicho bastante interessante para quem tem dificuldades de mostrar resultados para os clientes.

Quando você entra nos processos de vendas deles, é possível estruturar alguns pontos que poderiam estar errados e impedindo que suas ações de marketing convertessem os leads necessários.

Aquisição de clientes em agências digitais

Essa categoria do relatório já começa com um alerta vermelho: ao serem perguntados sobre quem é o responsável pela aquisição de novos clientes, 69,83% respondeu que é o CEO ou sócios.

Se as agências digitais dependem apenas dos donos para ter clientes, é um grande problema. O que acontece se você tiver que ficar afastado por um tempo? Quem vai segurar as pontas e evitar que o seu negócio quebre? É essencial ter uma equipe comercial!

Outra problemática é sobre os canais de aquisição de novos clientes. Indicações de outros clientes registra 31,37%, enquanto indicações de outros parceiros tem 20,31%. O que você faz se seus clientes e parceiros pararem de te indicar?

A melhor opção é ter um funil de vendas estruturado. Lembre-se que a sua agência deve ser o seu maior cliente.

Inclusive, é interessante criar metas de vendas para o seu time de comercial, com alguma bonificação. Quando questionados sobre isso, 32,40% respondeu que cria essa estrutura, enquanto o restante, não.

E, para ajustar o seu funil e suas metas, é preciso ter um CRM. Entretanto, 65,90% respondeu que não usa nenhuma ferramenta — provavelmente por não ter uma estrutura comercial adequada em suas agências digitais.

Ao serem questionados sobre as dificuldades no processo de vendas, estabelecer preço dos serviços sem objeções dos prospects lidera com 14,94% e, logo depois, vem prospect não vê valor no serviço, com 12,60%.

Em geral, não é um problema receber objeções, desde que você saiba quebrá-las. Se você recebe muitas indagações e perde contratos por isso, provavelmente é porque esse problema se une à segunda dificuldade, e o prospect não vê valor no serviço.

Na questão “quais são os principais motivos pelos quais
sua agência perde clientes?”, a resposta dificuldade de apresentar resultados é a que merece maior destaque, porque esse é, de fato, um grande desafio até mesmo aqui na Mestre.

Sobre o que as agências digitais consideram sucesso para o cliente, as mais importantes são aumento do número de clientes e geração de leads.

Adoção de Marketing Digital para a própria agência

Pouco mais da metade (51,75%) dos entrevistados responderam que usam investimentos em marketing digital para a própria agência.

Questionados sobre a fonte dos leads internos, 44,57% diz que vem de indicações. Então, vale o reforço: monte um funil de vendas e trate as indicações como um bônus.

Sobre o investimento do faturamento em marketing, 30,97% investe 0. Esse é um dado bastante preocupante, pois isso significa que você não está divulgando os seus trabalhos da forma ideal.

Gostou da análise do Panorama das Agências Digitais em 2021? Então continue acompanhando os conteúdos da Agência Mestre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE