Análise do Panorama de Agências frente à Crise do Coronavírus

Análise do Panorama de Agências frente à Crise do Coronavírus

Olá!

Neste artigo, eu preparei uma super análise do panorama de agências frente à crise do coronavírus. Todos os dados são referentes a uma pesquisa da Resultados Digitais, Grandes Empresas, Pequenos Negócios e Endeavor. 

Então, se você é dono de agência, freelancer ou consultor, este conteúdo vai te ajudar a entender se você está dentro ou fora do esperado. Aproveite!

Panorama PMEs — Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo. Aliás, você pode baixar o PDF para rever e estudar ainda mais depois. 

O período da coleta de dados foi entre 14 e 29 de maio de 2020, por meio de um questionário. Ao todo participaram 164 agências (classificadas como microempresas, empresas de pequeno e médio porte, além dos microempreendedores individuais). 

Para te dar mais clareza, eu separei, primeiramente, os dados gerais. Olha só: 

Número de colaboradores 

Isso me chamou bastante atenção, porque em todas as pesquisas que já fiz pelo Agência10x, a maioria tem até cinco funcionários. Mas o estudo mostrou que há um número expressivo de agências de uma a três pessoas, apenas. 

Quem respondeu 

Os respondentes foram empreendedores e sócios. A maioria deles do sudeste do Brasil. Ao contrário, o norte representou o menor número de participantes. Aliás, fica a sacada: se você é dessa região do país, talvez seja um bom negócio abrir uma agência por aí. 

Nichos

Os principais nichos de agências que a pesquisa trouxe foram os seguintes: 

  • varejo (pequeno comércio);
  • saúde e estética (nesse caso, a Medicina ainda deu uma segurada);
  • serviços em geral;
  •  educação e ensino (apesar do EaD – educação a distância);
  • engenharia e indústria geral. 

Aqui, a grande sacada é que, se você pensa em trabalhar com varejo, essa pode não ser a melhor escolha. 

Quais são os impactos das agências frente à crise do coronavírus? 

Os números de prejudicados realmente impressiona. 73% das agências tiveram impacto negativo em suas receitas. Já 18,7% notaram algum impacto positivo.

A pesquisa também mostra um pouco do faturamento… Quase 25% dos respondentes perderam de 40% a 100%. Agora, para quem atua com e-commerce, os impactos foram menores. Isso porque a demanda de vendas on-line foi maior na pandemia.  

A importância de ter caixa para enfrentar momentos de crise

Ter um fluxo de caixa para sobreviver é um dos maiores desafios das agências.

Aqui entra uma coisa que eu sempre digo para as turmas do Agência10x: ter dinheiro para enfrentar momentos de crise faz toda a diferença. Fica a lição para você começar a aprender agora e melhorar o futuro da sua empresa. 

Já sobre os caixas das outras agências, podemos observar os seguintes dados… Mais de 55,8% das empresas têm até seis meses de disponibilidade de caixa se a crise continuar Mais do que isso, se os problemas da pandemia durarem até o fim de 2020, muitas agências podem fechar até o começo de 2021.

Em meio a tudo isso, faça uma reflexão. Pense no quanto você tem de caixa e como tem sido esse consumo. Por exemplo, se tem guardado 50 mil reais, mas, em meio ao cenário de pandemia, todo mês você precisa tirar cinco mil, há uma permanência de dez meses. Essa conta e percepção é muito importante.

Inclusive, faço mais uma questão: como a sua empresa está agora? Qual é o caixa que você tem? Deixe a resposta nos comentário! 

Já te adianto que, se houver mais de dez meses, cara, você é um privilegiado!

 Principais medidas e ações tomadas pelas agências 

74% das agências (com quadro de colaboradores) tiveram o orçamento de despesas reduzidos. Já 66,9% das agências (de uma pessoa só) tiveram redução de custos. 

A respeito dessas medidas, o corte de pessoas com contrato de trabalho foi de 36%. Enquanto que a contratação ou cancelamento de trabalho de freelancers não sofreu muitas alterações, na verdade, foi de 1,7%, apenas. 

Isso se justifica porque o freelancer tem um custo bem menor do que os colaboradores em regime CLT. Além disso, os primeiros só são “chamados” quando realmente há demanda. 

O grande insight sobre isso é que ter corte de time é algo muito ruim, uma vez que você perde alguém já treinado. Em uma nova contratação, há a chance de precisar ensinar tudo, ou seja, de começar do zero. 

Plano de contingência para o trabalho 

58% das agências adotaram o home office para evitar mais complicações. E 43,4% pretende adotar essa medida de forma permanente. Já de 3% a 4% das agências adotaram os cortes de despesas de infraestrutura (aluguel e gastos de condomínio). 

Aqui é a sacada de fazer as contas e ver o que vale para você. Eu mesmo ainda estou com o escritório da Mestre, porque ninguém sabia o que viria pela frente. Se desse para ter uma noção, eu poderia ter entregado o escritório. no início da pandemia. O que pago com ele, daria para remontar outro futuramente, se necessário.  

Transformação em agências 

73% inventaram algum produto ou plano novo para entregar para os clientes. Isso foi e ainda é crucial para encarar a crise e conseguir vender. 

Já o trabalho remoto foi adotado por 54% das agências e a redução de despesas administrativas foi de 37%, enquanto negociação de prazos e contratos com fornecedores foi de quase 20%. Isso aqui é muito importante, se você ainda não fez, é importante fazer. 

Na mesma lógica, as políticas para descontos e flexibilização de contratos foi de cerca de 15%. Na verdade, se acordo com as minhas pesquisas dentro do Agency Valley, mais pessoas fizeram essa última ação. 

Outro dado do material que me chamou atenção é que somente 2,8% das empresas solicitaram crédito bancário para enfrentar a crise. Acredito que muitas pessoas podem não ter conseguido pegar esse auxílio.No caso da Agência Mestre, eu optei por pegar.  

Fluxo de caixa 

Entre as melhorias que os donos de agência buscam, é o aumento do fluxo de caixa. Mais uma vez, isso é fundamental. Eu sempre digo que, de nada adianta você investir em marketing digital, mas não entender de fluxo financeiro. 

Mais uma melhoria é sobre a noção de gestão. Já fica aqui a dica para você se inscrever na próxima turma do Agência10x! Nas aulas, eu falo sobre todos os pilares para você ser um bom gestor. 

Mais um desafio é o engajamento do time remoto, isso logicamente ganha mais destaque, já que muitos colaboradores estão em home office. Esse também é um desafio para mim. 

Outra grande lição a aprender é sobre o acesso a capital (crédito ou capital de risco). Vale dizer que os bancos ainda estão com algumas linhas de crédito muito interessantes. 

Se porventura, você conseguir acesso à linha de crédito com juros de 3,5% ao ano, eu recomendo. Ainda mais porque o cenário do digital está com muita força, nisso, as chances das agências cresceram são enormes. 

Segundo a pesquisa, muitos dos empreendedores que buscam crédito é para conseguir mais clientes e, também, fazer a folha de pagamento dos colaboradores. 

O novo futuro 

88% dos respondentes acreditam que ainda teremos um longo período de recessão da economia. Eu concordo, mas vale uma observação: para as agências, acredito que a retomada será mais rápida.

Mas vale o destaque para os desafios: o engajamento de um time em que cada pessoa pode trabalhar de um lugar. Além disso, há a demanda para mais conteúdos por meio de canais digitais. Sem contar no maior investimento em marketing de vendas. 

De modo geral, eu espero que você consiga aprender e aplicar sobre gestão e produtividade. Sem isso e, caso haja uma nova crise, a sua empresa pode não sobreviver. 

Beleza?

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre análise do panorama de agências frente à crise do coronavírus. 

Aproveite mais sacadas aqui no blog do Agência10x e no meu grupo Agency Valley no Telegram

Um forte abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE