Sou uma Agência de Nicho Como Atender Concorrentes

Sou uma Agência de Nicho, Como Atender Concorrentes?

Fala, galera! Aqui é o Fabio Ricotta.

Eu recebi uma pergunta de um dos primeiros alunos do Agência10x (meu treinamento de gestão e vendas para dona de agência. Se você ainda não conhece, é só entrar lá e descobrir as sacadas para ter sucesso). Bom, a questão foi a seguinte: “Ricotta, eu sou uma agência de nicho, então, como atender concorrentes?

Olha só a resposta e as grandes sacadas! 

Afinal, o que é uma agência de nicho? 

Esse cenário é bem intenso, sendo assim, vamos por partes, beleza? O primeiro ponto é definir o que é uma agência de nicho. Nesse modelo, você escolhe o segmento de mercado para atuar, exemplos: agência de nicho de turismo, agência de nicho de contabilidade, agência de nicho de software de investimento, agência de nicho de farmacêutica ou médica . 

Ou seja, a sacada é focar em um mercado em que o especialista é você. Então, o que as pessoas contratam é a sua especialidade em gerir contas do segmento escolhido. Por exemplo, você é um expert em educação, e aí vem uma faculdade de ensino com interesse em te contratar. Por quê? Porque você entende tudo do modelo de negócio. É essa jogada que faz você atrair mais clientes.

E aí vem a dúvida: já que você é uma agência de nicho, como atender concorrentes? 

Atendimento exclusivo: é possível ou não?

“Fabio, consigo oferecer atendimento exclusivo para os clientes da minha agência de nicho?”. Esse é um ponto bem sério. Posso te dizer que a de chance de não conseguir é de 99,9%. Afinal, se você só trabalha com um segmento de mercado, como vai bloquear esse nicho inteiro? 

Aqui na Mestre, por exemplo, se chegar uma instituição de educação e falar que prefere exclusividade, isso é possível, porque eu trabalho com outras categorias. Agora, imagina que você tenha uma agência imobiliária, e aí vem justamente uma imobiliária que pede exclusividade.

Não há a possibilidade de oferecer isso, porque você vai anular o mercado inteiro, ou seja, todas as outras imobiliárias. Nesse caso, eu falo que é um “tiro no pé”. 

Como atender concorrentes na sua agência de nicho?

A sacada, primeiramente, é explicar qual o seu modelo de negócio. Deixe claro que a sua empresa é uma agência de nicho, que há outros negócios que vendem o mesmo tipo de produto ou serviço daquele cliente. 

E aí, dependendo do caso, você pode informar que a sua agência tem times diferentes. Por exemplo, você tem uma equipe A e uma equipe B, cada uma vai atender uma conta. Além disso, é preciso deixar claro que o seu grande diferencial é a sua expertise e não os dados do cliente e dos concorrentes. 

É claro que os times terão acesso às informações, mas não vai acontecer de um colaborador contar os dados de um cliente para outro concorrente. Explique que o sigilo faz parte de uma cláusula de contrato. Aliás, é interessante que os colaboradores tenham acesso aos dados e que criem uma competitividade saudável entre eles. 

Agora, se você pretende se transformar em uma agência de nicho, mas tem um cliente que gosta de exclusividade, a melhor solução é pedir para ele se retirar. 

Uma outra objeção: caso você ofereça serviço de SEO, já adianta para o seu cliente que, no Google, só existe um 1º lugar. Então, o objetivo é o aumento de tráfego, o foco não é rankear palavras. Não tem como atender 10 clientes, por exemplo, e garantir que todos ficarão no topo no Google com as mesmas palavras-chave. 

Venda a sua expertise, se o cliente quiser a sua exclusividade, será uma grande cilada. E se você puder, trabalhe com times diferentes dentro de uma mesma equipe. Se não der, tudo bem também. Ainda dá para trabalhar e buscar excelentes resultados. 

Tenha clareza com seus clientes

Mais um ponto, você até pode omitir alguns clientes no seu site, mas se algum contratante perguntar se você atende conta X ou Y, fale a verdade. 

Beleza? 

Eu espero ter respondido a dúvida de como atender concorrentes. Aqui no blog do Agência10x, há várias outras sacada sobre gestão de agências digitais. Aproveite!

Um forte abraço e até a próxima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE