Como Criar uma Boa Rede de Contatos‎ com Patricia Meirelles

Como Criar uma Boa Rede de Contatos‎ com Patricia Meirelles

Fala, galera!

Em 2018, eu entrevistei a Patrícia Meirelles, uma pessoa com grande conhecimento sobre a área do empreendedorismo e que também tem um canal muito bacana no YouTube. Ela inclusive já entrevistou grandes personalidades do mundo empresarial, como o Warren Buffett e o Jorge Paulo Lemann. 

No nosso bate-papo, perguntei, principalmente, sobre como conduzir uma reunião ou entrevista e como criar uma boa rede de contatos.

Vale a pena conferir, hein? Aproveite todas as sacadas! 

Patrícia, o que você considera vital para marcar e fazer uma boa reunião? 

Ser autêntico. Você não vai impressionar ninguém como um personagem. Muitas vezes, vejo gente fazendo o máximo para causar boa impressão, mas que nem ouve a outra pessoa. A escuta é muito importante para conhecer e entender o outro. 

O segundo ponto é ser uma pessoa agregadora. Muitos profissionais já chegam na reunião pensando “o que posso ‘sugar’ da outra pessoa? É claro que tudo tem exceção, mas, no geral, acredito que a conexão profunda é essencial. 

Já a terceira dica é a preparação. Vale conhecer e se adaptar ao estilo da pessoa, sem perder a sua própria essência, claro. 

Para marcar a entrevista, o que os donos de agências podem delegar a outros colaboradores? 

Depende. Se você tem alguém em quem confia, tudo bem ela marcar a entrevista. Agora, se receber a indicação de contato ou, ainda, se for algo que você precisa convencer uma ideia, é melhor não delegar. 

Quais são os cuidados no pós-reunião? Como criar uma boa rede de contatos?

Estabelecer o contanto pensando a longo prazo. Na maioria das vezes, as pessoas fazem as reuniões porque querem vender ou aprender algo. Mas vale pensar: como você pode somar àquela pessoa nos próximos meses e anos?

Quais dicas vale compartilhar? Existe outra pessoa interessante para apresentá-la? De que forma dá para agregar à carreira dela? Será que profissionais até mesmo de outras áreas não poderiam ajudar? 

Você ou a sua equipe segue algum roteiro para fazer as entrevistas?

Eu costumo mandar uma mensagem no WhatsApp para avisar que o vídeo da entrevista vai sair. Acho que esse ritual é muito bacana, desde que seja natural, ou seja, que a outra pessoa veja que você se lembrou dela, mas sem aquele jeito forçado. Até porque tem contatos que você quer nutrir, mas não tem tanta sintonia.

Já entrevistou alguém mais de uma vez? 

Sim, o Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários do mundo. Há muitas outras pessoas que eu também gostaria de ter entrevistado outras vezes. 

Pegando o gancho do crescimento, o seu canal tem milagres de inscritos. Quais estratégias você já adotou? 

No começo, eu fazia tudo de uma forma mais intuitiva. Hoje eu foco mais em estratégias específicas. Além disso, sigo constância de publicações, faço testes e collabs.  

A pesquisa sobre o que o público de empreendedorismo procura também é muito importante. Sem contar os cursos e as ferramentas de SEO, e-mail marketing e afins. 

As pessoas costumam ver o nosso palco, mas não enxergam os bastidores. Às vezes, nem imaginam o trabalho que dá produzir conteúdos. Por conta dos obstáculos, você já pensou em desistir do seu canal?

Desistir mesmo eu nunca pensei. Mas, muitas vezes, acordei com aquela dúvida de “será que estou no caminho certo?” Só que também acredito que isso é normal, nós como seres humanos não acordamos todos os dias super animados. 

É por isso, também, que eu gosto de mostrar bastidores no meu canal no YouTube. Em entrevistas com grandes empresários, eles mesmos citaram que cometem erros sempre. É bacana tocar nesse ponto para todo mundo saber que os desafios e as falhas fazem parte da vida empresarial.

Gostou da entrevista? Aqui no blog do Agência10x, você pode encontrar muito mais informações sobre empreendedorismo e gestão de agências. Não perca! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE