Como Demitir um Cliente da sua Agência?

Como Demitir um Cliente da sua Agência?

Olá. 

Desta vez, eu quero desmistificar um assunto muito recorrente. É sobre precisar demitir um cliente da sua agência. Você já precisou fazer isso? Ou, na verdade, fica inseguro e não tem ideia de como agir? 

Eu vou te mostrar algumas maneiras inteligentes de resolver o problema e, claro, sem prejudicar a sua empresa. Aproveite! 

Por que demitir um cliente da sua agência digital? 

O primeiro ponto é refletir por que você demitiria um cliente. No meu modo de ver, existem dois momentos peculiares: no encerramento do projeto ou durante o contrato. 

E aí a gente precisa entender o que significa o desligamento. Independentemente de você cortar ou ser cortado, colocar um ponto final não é uma experiência confortável. Mas, hoje em dia, eu enxergo o desligamento como consequência das duas partes terem caminhos diferentes. Ou seja, não deu para contratante e contratado caminharem pela mesma estrada. 

Situações mais comuns para romper uma parceria

Falando especificamente de quando você presta serviços de marketing digital e tem um contrato por período determinado, o que pode fazer com que você queira encerrar a parceria? Quando o cliente é tóxico.  

Na maior parte dos casos, eu defino como prejudicial, o cliente que está fazendo algum mal para a sua empresa, que pode ser sobre: 

  1. escopo — o contratante paga menos do que está pedindo. Por exemplo, você fechou um contrato de 5 mil reais. Mas o tempo inteiro o cliente pede serviços a mais. Isso gera custos fora do planejado;
  2. comportamento — é aquela pessoa que, independente se está dando lucro ou prejuízo, agride o seu time de uma forma que desmotive todo mundo. Seja pela falta de educação, pelo uso de palavras agressivas ou, mesmo, quando ofende sua equipe;
  3. falta de pagamento — é o caso do cliente que ou atrasa ou não paga. Muito mais do que isso, também existem aquelas pessoas que não pagam e, ainda assim, cobram da sua parte. 

Como demitir um cliente da sua agência?

No primeiro caso, você tem duas saídas: ou apresenta um escopo compatível com o que ele pede ou você trava o cliente. Ou seja, deixa claro quais tarefas que a sua equipe entregará. 

Eu já tive clientes que, ainda assim, me falaram: “Mas, poxa, se não posso pedir nada fora do escopo, não faz sentido a parceria”. Só que, para tudo funcionar, precisa existir um escopo e ele ser pago justamente. 

Já para demitir um cliente da sua agência, seja por comportamento ou falta de pagamento, uma boa saída é você falar: “neste momento, a gente prefere não colocar mais uma proposta na mesa. Muito obrigado pelo tempo de parceria.”. 

Em todo o caso, o melhor é analisar todo o percurso do cliente durante o projeto. Se precisar demitir, tudo bem. Eu acredito que com o tempo, as empresas vão aprender a ser desligadas das agências.

E se precisar rescindir o contrato? 

Essa situação exige mais cuidado. É preciso que, no contrato, exista o texto que descreva a possibilidade da parceria ser interrompida. Por exemplo, no caso de inadimplência, já para demitir um cliente da sua agência? Não. O ideal é que você coloque que a rescisão será motivada se houver falta de pagamento por x dias. 

A sacada aqui é tomar muito cuidado para evitar um processo jurídico. Aliás, o time comercial também pode te ajudar bastante ao avaliar o comportamento e a responsabilidade do cliente logo nas primeiras reuniões. Ainda mais porque é o momento de mais empolgação do contratante. Se logo aqui ele tiver atitudes ruins, é um sinal de que pode ser prejudicial ao longo do projeto.

Além disso, procure fazer avaliações de crédito. O menor trabalho é identificar uma parceria problemática logo de cara e não fechar contrato. 

Beleza? 

Espero que eu tenha te ajudado a entender como demitir um cliente da sua agência. Aproveite para descobrir mais conteúdos de gestão e empreendedorismo no marketing digital aqui no blog do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE