Como Posicionar Minha Agência Digital no Mercado

Como Posicionar Minha Agência Digital no Mercado

Como se posicionar para extrair o máximo do mercado e ter sucesso? Já recebi muitas vezes essa pergunta no Agência10x e nas mentorias. Me perguntam como eu comecei, ou como eu começaria se fosse ser um dono de agência agora.

Neste artigo eu vou responder isso, explicando os prós e contras de cada maneira de começar a sua agência digital. Confira!

Aceitar qualquer cliente ou focar em um nicho?

Esses são os dois modos possíveis de iniciar sua agência digital, e eu vou falar um pouco sobre o lado bom e o lado ruim deles. Veja:

Quem bater na minha porta, eu aceito

A parte boa de não ter o filtro do cliente ideal, ou de um tipo de serviço, é que você não exclui clientes. Porém, o ponto ruim é que você não será um especialista naquele segmento ou serviço, e isso significa que vão te pagar menos pelos serviços, entendeu?

Pense em um médico: um ortopedista não vai receber o mesmo que um clínico geral para tratar um problema no qual é especializado.

Se especializar em um nicho

No começo da Mestre, a gente tinha muita expertise em SEO, e as pessoas sabiam disso, então começamos assim. Sabiam que era um especialista que ia ajudar, e como os problemas difíceis vinham para mim, eu podia cobrar mais.

Essa é a parte boa de focar em um nicho, mas tem também o problema de ter um volume menor de clientes.

É o que acontece hoje aqui. A gente não se vende como uma agência de mídia de performance. Na verdade, várias agências fazem um trabalho muito melhor que nós nesse tipo de coisa, e tudo bem.

O que eu tenho hoje é SEO e Inbound, e não adianta dizer que eu desenvolvo e-commerce, site, criar vídeo. Não, a gente não faz isso! Não é nisso que a gente é bom, entendeu?

Um ortopedista, como eu disse, não vai ajudar ninguém a cuidar do ouvido ou da garganta. Isso é caso para um otorrino. Cada um no seu quadrado!

Eu me posicionei no mercado dizendo que só queria serviço de SEO, e isso me ajudou a criar autoridade. Outra parte boa é um trabalho consistente de marketing digital para sua própria agência, porque deixa claro que você entende daquele assunto.

A gente tinha o blog da Mestre, que ensinava sobre SEO, então quem queria aprender sobre isso via nossa marca e sabia disso.

Se você vai lá e coloca conteúdo sobre tudo, ninguém vai entender no que você é especialista, e é muito difícil que falem “Ah, fulano é especialista em marketing digital.”

Como você pode identificar seu caminho?

Eu recomendo em 99% dos casos que você vá para um nicho de mercado. Pense: o que você faz bem? As pessoas reconhecem seu trabalho por que quesitos?

Reconheça suas especialidades

As pessoas reconhecem a Mestre, mesmo depois da transição de Mestre SEO para Agência Mestre, como uma agência muito boa em SEO. Agora, também em Inbound.

Ou seja, se eu fosse recomeçar, eu faria isso com Inbound ou com SEO, e não com criação de sites. Até porque eu não tenho uma visão para isso, muito fora da caixa.

É importante encontrar a linha na qual você sempre entrega qualidade. Que parte do trabalho fica realmente ótima na sua mão? Criar conteúdo, interagir nas redes?

Qual é o seu dom?

Sabendo disso, você já pode dar o passo seguinte. Quando você é especialista e escolhe o posicionamento de mercado de sua agência com base nisso, é mais fácil de recolher depoimentos e opiniões e já divulgar seu trabalho.

Avalie a concorrência

Imagine que você vá abrir uma empresa de algo que todos estão fazendo. Vale a pena entrar nesse mercado? Acho que não, cara!

Procure uma linha mais diferente!

“Ah, vou abrir uma agência de inbound!”

Cara, são mais de duas mil só de parceiras da RD, fora as empresas que já fazem isso, então por que você não se especializa em algo?

Eu ouvi, uma vez, um áudio muito legal do João Pedro Rezende, CEO e Fundador da Hotmart, em que perguntaram para ele como ele criaria uma agência de lançamento, que é umas cinco vezes mais difícil do que uma “tradicional de marketing digital”.

Tem nuances bem detalhadas na operação para fazer o lançamento de produtos digitais, precisa de aportes maiores de grana e tal.

Essa é uma ideia legal, porque não tem no mercado quase. Ou uma agência que, sei lá, seja especializada em criar só e-books.

Isso não tem concorrência, e você vai realmente nadar em um oceano azul. Mas, onde está o volume de vendas? No oceano vermelho. Aí que é problemático.

É como naquele jogo WAR. Primeiro você conquista um país, para depois conquistar o continente. Uma parte bem dominada, para depois expandir.

É o que a Mestre fez. Decidi ser uma empresa consolidada, especializada em SEO, ganhar clientes e daí oferecer múltiplos serviços complementares para eles. Por um ano, a Mestre continuou com o mesmo nome e não soltou os novos serviços no mercado.

O cliente manifestava a dor e a gente oferecia as novas ideias para ajudá-lo a ter mais sucesso, e assim crescia o faturamento.

“Conquiste primeiro o espaço, finque a bandeira nele e depois faça a expansão.”

Espero que isso tenha te ajudado a criar sua agência da melhor maneira!

Confira outras dicas aqui no blog do Agência10x.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE