Como Sair do Operacional e ir para o Planejamento

Como Sair do Operacional e ir para o Planejamento

Fala, galera!

Neste artigo, vou responder uma dúvida que eu recebi pelo YouTube. A grande questão foi a seguinte: “Fabio, como sair do operacional e ir para o planejamento?” No caso, a pessoa que me fez essa pergunta é um dono de agência.

O que eu já adianto é que, para a grande maioria dos empreendedores, é muito difícil abrir mão de alguns processos e realmente delegar a responsabilidade para outros colaboradores.

Se esse também é o seu dilema, dá só uma olhada nas sacadas que eu separei para te ajudar!

Afinal, como sair do operacional e ir para o planejamento?

Nós como empreendedores precisamos passar uma boa parte do tempo no planejamento, ou seja, desenhando qual caminho o nosso veículo seguirá.

Para isso, é fundamental ter pessoas com as delegações específicas. Então, o primeiro ponto é contratar ótimos profissionais. Em seguida, vem o cuidado de treiná-los, e quando eu falo em capacitação, não significa chamar o colaborador e simplesmente mostrar algumas informações para ele no computador.

Você tem que criar e ensinar um procedimento, mais do que isso, já passe todas as adversidades que ele pode encontrar pelo caminho.

Explore diferentes maneiras de ensino

Sempre vale você verificar qual estrutura de procedimento é melhor para cada profissional. Tem gente que prefere informações por texto, outros se sentem melhor ao poder assistir a um vídeo, etc.

Outra sacada é, depois de explicar, pedir para que o profissional escreva o que ele compreendeu, qual o resultado esperado, a lista de cuidados e quando a missão deve ser entregue. Uma observação: é claro que nas primeiras tarefas, é comum que você precise apontar certos ajustes.

O mais importante é delegar. O básico e o mínimo: se eu quero passar do operacional para o planejamento, eu tenho que deixar alguém responsável pela demanda e, também, com todo o passo a passo de execução.

No começo, exige mais esforço mesmo, eu, por exemplo, achava que outras pessoas não podiam fazer as minhas tarefas. Mas, com o tempo, vi que repassar trabalhos melhora a qualidade da entrega. Além disso, permite que outros colaboradores aprendam mais e mais. Só depois disso, então, é que você pode começar a pensar em mais rotas para a sua agência digital.

Beleza?

Espero que eu tenha te ajudado a conseguir como sair do operacional ir para o planejamento. Aproveite mais sacadas sobre gestão aqui no blog do Agência10x!

Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE