Como Ser um Freelancer de Qualidade? Como Contratar um Freelancer Profissional?

Como Ser um Freelancer de Qualidade? Como Contratar um Freelancer Profissional?

Fala, galera!

No post de hoje, quero conversar com quem quer saber como ser um freelancer de qualidade ou como contratar ótimos autônomos. Isso porque eu tenho notado que, a cada dia, as pessoas do marketing digital têm buscado mais profissionais sem vínculos empregatícios. Mas por onde começar?

Na minha experiência na Agência Mestre, aprendi várias sacadas que podem te ajudar a ser ou contratar um excelente freelancer. Dá só uma olhada!

Como ser um freelancer de qualidade? 

No início da carreira profissional, o ponto principal é fazer o seu marketing pessoal com os seguintes cuidados:

Comprometimento 

No momento em que você aceitar um job, entregue-o na data combinada. Afinal, quem te contrata espera que, no mínimo, você cumpra os prazos. Além disso, procure manter uma boa comunicação com os contratantes.

Portfólio 

Eu vejo muitos freelancers tentando vagas, mas sem divulgar seus trabalhos. Mas é muito importante mostrar o que você já desenvolveu. “Ah, Fabio, mas eu acabei de sair da faculdade”. Tudo bem, use as atividades que você fez na vida acadêmica mesmo. Por exemplo, para quem é jornalista, mostre os textos que já produziu.

Como contratar um freelancer profissional?

Agora, se você precisa contratar um freelancer de qualidade, o ponto-chave é avaliar o potencial da pessoa, sem deixar de lado a atenção dela no dia a dia ou em qualquer outra frequência que você precisar. Por isso, fique atento aos seguintes passos:

Referências

O melhor é buscar freelancers por indicação da sua rede de contatos. Em sites como Workana ou Tempos.co, dá para ver as avaliações do trabalho dos profissionais. Outra sacada é pedir uma carta de recomendação.

Aplicação de teste 

Na Mestre, durante o tempo em que tínhamos freelancers, aplicávamos testes. É uma maneira certeira de descobrir se aquele profissional realmente é bom no que faz. Para um redator, por exemplo, você pode aplicar uma requisição de conteúdo a partir de aspectos de nível fácil, médio ou difícil.

Atenção para o pagamento

É comum que as empresas peçam para os autônomos emitirem notas fiscais dos trabalhos. Para quem quer ser um freelancer de qualidade, vale procurar os serviços da prefeitura para fazer o recolhimento de impostos adequadamente.

Se você vai contratar, na reunião de fechamento de negócio, já fale quais são as formas de pagamento da sua empresa. Assim, tudo fica muito claro e alinhado.

Uma observação muito importante: se o job for grande, o ideal é fazer um contrato com todas as informações necessárias, ou seja: escopo e preço, horários, canais para contato e formas de pagamento.

Beleza?

Espero ter te ajudado sobre como ser um freelancer de qualidade ou como contratar grandes autônomos. Se você segue mais alguma sacada, comenta aqui embaixo também!

Fora isso, não deixe de conhecer mais a respeito de empreendedorismo e gestão aqui no blog do Agência10x!

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE