Veja Quais Foram os Erros e Acertos da Agência Mestre em 2023

Veja Quais Foram os Erros e Acertos da Agência Mestre em 2023

Chega o final do ano e, junto com a temporada, vem aquela necessidade de fazer um balanço e entender quais foram os principais pontos positivos e negativos. Aqui na Mestre, acreditamos na melhoria contínua e, por isso, não temos nenhum problema em falar sobre os erros — lembre-se: revisitá-los é essencial para o crescimento. 

A boa notícia é que você pode usar este artigo para se inspirar: leia o conteúdo e conheça os principais erros e acertos da Agência Mestre em 2023.

Como se planejar para 2024

Um ponto essencial na hora de planejar os rumos do seu negócio para 2024 é pensar em qual é o seu principal objetivo e, a partir dele, mapear o que você precisa fazer para alcançá-lo.

Aqui na Mestre, queremos aumentar o faturamento em 2024, e muito já conseguimos fazer em 2023 para alcançar esse crescimento. Essas ações, é claro, fazem parte dos nossos acertos. Confira!

Principais erros e acertos da Agência Mestre

O ano de 2023 foi desafiador, que exigiu muitas mudanças internas na empresa. Foram elas, no entanto, contribuíram para chegarmos em dezembro em um cenário bastante positivo e promissor. Entenda:

Estruturação da área de Sucesso do Cliente

Terminamos o ano de 2022 com uma taxa de renovação de 45%. Isso representava uma perda de 1 cliente a cada 2 que precisava renovar contrato e, é claro, isso impacta negativamente no nosso faturamento.

Os churns e não-renovações representam um dos maiores problemas no crescimento de uma agência, afinal, o aumento no número de clientes é fundamental.

Analisando nossa taxa de renovação, percebemos que nunca tínhamos sido muito intencionais na hora de aumentar o escopo dos clientes já existentes na casa, por meio de estratégias de upsell e cross-sell.

Foi a partir dessa análise que entendemos a necessidade de construir uma área que fosse diretamente responsável por renovar e impulsionar as vendas para quem já é cliente.

A estruturação da área de Sucesso do Cliente foi, com o perdão do trocadilho, um grande sucesso e um dos nossos principais acertos em 2023.

Se, antes desse esforço, perdíamos 1 a cada 2 clientes em fase de renovação, agora perdemos 1 a cada 4. Mas falar que a construção da área foi um grande acerto não significa apagar os erros cometidos no processo! 

Estruturação da área de Sucesso do Cliente: erros cometidos

Os principais erros de jornada foram colocar, inicialmente, essa área sob o comando do departamento comercial – que não deu conta de liderá-la simultaneamente. 

Os desafios enfrentados no dia a dia pelo time de sucesso, relacionados a atritos com clientes, acabaram sugando muito tempo e energia do departamento comercial, que deveria estar focado somente em vender. Como resultado, deixamos de atingir o volume de vendas necessário para o negócio crescer e estagnamos.

Dessa forma, entendemos que precisávamos consertar a rota. Aumentar as renovações mas diminuir as vendas ainda não era o caminho.

Outro erro cometido foi relacionado ao perfil de colaboradores que buscávamos para a área. Focamos, inicialmente, em trazer pessoas que já tinham passado por trabalhos com atendimento ao cliente, mas era preciso trazer quem prezava mais por metas comerciais.

Corrigir esses pontos foi fundamental para estruturar a área da forma correta e alcançar os resultados esperados!

Transformação da área de conteúdo

Outra mudança estratégia realizada na Mestre em 2023 foi a transformação da área de conteúdo. Por muitos anos, tinha uma equipe interna inteiramente dedicada a produzir materiais de conteúdo para SEO e Inbound.

No entanto, ao longo do tempo, o valor percebido pelos clientes para o trabalho de conteúdo se tornou um dos menores para o que oferecemos – e a folha salarial do departamento era a maior da agência. Não fazia sentido.

Por isso, para otimizar a nossa operação, optamos por encerrar a área e iniciar a terceirização da produção. Enquanto a parte estratégica continua a cargo da nossa equipe, a parte de produção, escrita e pesquisa ficou para a plataforma terceirizada.

Os líderes e analistas de conteúdo foram, então, desligados ou divididos para as áreas de SEO e inbound. 

Transformação da área de conteúdo: erros cometidos

Mais uma vez, embora a transformação seja um dos grandes acertos da Mestre em 2023, alguns erros foram cometidos no caminho. O principal deles foi a demora em perceber que a área não fazia mais sentido e que a mudança precisava ser feita.

A partir da tomada de decisão, também foi um processo demorado encontrar o parceiro adequado para terceirizar as produções, já que não queríamos trabalhar com freelancers. Por fim, com toda essa demora, houve demora também em treinar as lideranças de conteúdo para assumirem cargos de liderança em outros departamentos.

Com todos esses equívocos já superados, ficou claro o quanto a mudança foi positiva: gastamos muito menos tempo em produção de conteúdo e torná-la mais barata.

Aumento de faturamento e leads: melhorias no marketing

Por fim, a última grande mudança que fizemos por aqui em 2023 foi trabalhar o nosso próprio marketing de forma muito mais intencional. Dobramos a quantidade de cases de sucesso publicados por mês, saindo de 1 para 2, e publicamos também o nosso primeiro case em vídeo.

Além disso, aprimoramos nossas otimizações no SEO do site e dos conteúdos, integramos melhor o departamento de marketing com o time de mídia para que os anúncios se tornassem cada vez mais alinhadas e iniciamos um plano de expansão para o Instagram e o Linkedin.

Agora que você já descobriu quais foram os principais erros e acertos da Agência Mestre, esperamos que esteja ainda mais preparado para galgar um 2024 de muito sucesso e escolhas acertadas para o seu negócio! Complemente este conteúdo assistindo ao vídeo que saiu lá no meu canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

Nosso evento presencial para donos de agências está chegando!

Garanta seu lugar e aprenda a vender mais e fazer sua operação funcionar sem depender de você.

Quer saber mais? Fale o time!