A Estratégia de Preços Para Uma Agência Digital

A Estratégia de Preços Para Uma Agência Digital

Você vai lançar os seus produtos, mas não sabe como é possível estabelecer a estratégia de preços para uma agência digital? Saiba que você não está sozinho. Essa é uma questão que eu recebo bastante na minha caixa de perguntas do Instagram.

Para te ajudar, vou explicar como definir os valores de produtos e, também, de escopos para os projetos. 

Como criar a estratégia de preços para uma agência digital? 

Independentemente do tipo de serviço de marketing digital, geralmente, as pessoas recebem a tarefa, estabelecem o preço e entregam. Mas esse modelo não é sustentável a longo prazo. É complicado ter uma pessoa técnica e qualificada o suficiente para entender todas as necessidades do cliente e, em seguida, passar as tarefas para o operacional

Como solução, criamos um modelo na Mestre para dividirmos os planos em A, B e C, cada um deles possui um escopo. Mas como analisar cada projeto e adequá-lo entre os planos? Você precisa definir os seguintes passos: 

Para quem 

Quando você define para quem vai produzir os trabalhos, fica mais fácil pensar nas faixas de preços. 

O que oferecer

O que você vai ofertar: SEO? Inbound marketing? Criação de Site? Faça a definição macro e como isso será executado. Por exemplo, no início da Mestre, em 2008, a gente oferecia consultoria de SEO. Ou seja, via o que era preciso corrigir em um site, mas não aplicava as mudanças. Hoje em dia, já é diferente, porque identificamos o que é preciso mudar e, também, colocamos a mão na massa. 

Variações de escopo 

Uma vez que você definiu os macro temas, é hora de escolher quais dores resolver por meio das variações de escopo. Qual a ideia, então? Sempre começo pelo plano A, ou seja, desenho a solução para basicamente 80% dos problemas do cliente. 

No caso do plano B, a principal diferença é a aceleração. Por exemplo, com o A, eu alcançaria os resultados em até um ano. Enquanto no B, as melhorias viriam em até dois anos. Para definir os preços do B, se preferir, você pode pegar o A e dividi-lo por dois. 

Aqui vale uma observação: como o plano B é mais acessível e, consequentemente, mais vendido, é preciso solucionar as dores de até 70% de todos os projetos. Se de repente, você resolver somente 30%, por exemplo, terá insucesso. As pessoas não vão renovar contigo. 

No caso do C, ele é um plano de entrada. A intenção é fazer com que a pessoa compre o primeiro produto e, se ele tiver uma boa experiência, vai continuar adquirindo as soluções mais caras. No inbound marketing, por exemplo, o plano C corresponde basicamente às campanhas de mídia de fundo de funil. 

Outra observação: o plano C é o mais barato, mas não necessariamente é o que as pessoas precisam. Deixe claro, principalmente, o tempo em que o cliente terá os resultados. 

Precificação 

Durante as aulas do curso do 10x, eu dou uma planilha com informações sobre entregáveis de cada escopo, o quanto cada item custa, quanto de tempo que cada analista vai gastar, quanto vale cada hora. Então, eu chego nesses valores não baseado nos padrões do mercado, mas em tudo aquilo que eu gasto realmente e na margem de lucros impostos nos produtos. 

Se você quiser conhecer o modelo exato de precificação, aproveite para fazer a sua matrícula nas próximas turmas do Agência10x. 

Mas aqui já está a lógica da estratégia de preços para uma agência digital. Vale destacar que tudo isso também é essencial para que o meu time comercial consiga encaixar um cliente que acabou de chegar em um dos planos. Isso facilita o nosso dia a dia e, claro, o crescimento da agência como um todo.

Outros pontos importantes

Mais uma lógica da estratégia de preços para uma agência digital é que, se o cliente pede desconto ou, se quer alguma mudança, eu não tiro nenhum produto. A solução é migrar o projeto de um plano para outro. Só muito cuidado: você não precisa usar exatamente os meus preços ou os de outra pessoa. Afinal, os custos, salários, etc. variam muito de empresa para empresa. O que dá para fazer é criar uma faixa de valores parecida com a que os seus concorrentes do mesmo nível praticam. 

Por fim, não tenha medo de refazer a precificação, caso necessário. 

Beleza? 

Espero que você tenha gostado deste conteúdo! Não deixe de conhecer mais estratégias aqui no blog do Agência10x!

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE