Liderando Pela Primeira Vez?

Liderando Pela Primeira Vez?

Você já liderou alguém? Eu tive essa oportunidade aos 19 anos de idade, mas não tinha o conhecimento que tenho hoje, mais de 12 anos depois disso.

Naquela oportunidade, eu liderei pelo quesito técnico, e fazer isso pela primeira vez não é o que tem de mais fácil no universo.

Liderar envolve muito de você se doar pelos outros e compartilhar os seus exemplos no dia a dia. É o grande ponto de liderar pelo exemplo.

Há 12 anos, a gente liderava pela força bruta, ou seja, o contrário do que é hoje.

Mas essa linha de liderança não é fácil. Exige prática. Você não vai nascer sabendo!

O que precisa saber é que pode ler todos os livros que for possível, mas um dia você vai ter uma pessoa do seu lado que vai te ver como alguém responsável por ela, mas mais que isso, alguém em quem ela vai se inspirar.

Como liderar pela primeira vez?

Liderar não é simples, mas existem alguns pontos que você pode usar para tornar esse cotidiano mais tranquilo, digamos assim:

1. Tenha uma boa organização das informações

Ter um bom controle e a organização das tarefas que seu liderado vai receber é  a premissa básica.  Quem sabe que vai ser liderado por outra pessoa, espera que você conduza o barco.

Ele sabe que precisa remar com você, mas ele espera que o direcionamento venha de você nessa jornada em equipe.

Para isso, você precisa ter tudo muito bem organizado, para que seu liderado possa acessar tudo com facilidade.

2. Tenha processos sólidos

Todas as tarefas que seu liderado irá executar não podem depender de você. Por isso é importante ter documentos que sejam instrutivos, e que ele possa seguir à risca para executar suas tarefas.

Outro ponto importante desses processos na agência é o acompanhamento ou checkpoint de tarefas. Você vai precisar saber se seu liderado está fazendo tudo da forma correta! Para pessoas muito iniciantes, como um estagiário ou alguém que nunca trabalhou na área, você vai precisar acompanhar mais de perto.

Agora, se for um analista Junior, ou alguém com um pouco mais de experiência, você pode fazer um acompanhamento diário, semanal, ou como achar melhor conforme essa pessoa for evoluindo.

3. Delegue suas tarefas de maneira clara

Faça o seu liderado escrever (escrever MESMO) o que ele entendeu das tarefas que você delegou e qual resultado ele espera disso. Ele precisa colocar quando vai fazer, como vai fazer, qual a maneira de chegar ao resultado esperado…

A ideia é usar as metas SMART, assim você mostra para o colaborador o que espera dele. Assim, não haverá risco de frustração.

Dica Extra: Crie indicadores

Além dos pontos acima, é importante ter noção de como está andando o trabalho do colaborador de maneira técnica, com dados. Os dados vão depender, claro do tipo de trabalho que está sendo feito.

Pense nisso ao começar a liderar alguém! E outro detalhe: um bom líder não só delega, mas também desenvolve líderes!

Gostou das dicas? Confira outras sugestões sobre como ser um líder aqui, no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE