indicadores financeiros

Quais Indicadores Financeiros Você Precisa Acompanhar

Você sabe quais são os indicadores financeiros que você precisa acompanhar? Seja freelancer, consultor ou dono de agência, é muito importante olhar de perto alguns aspectos do seu negócio para garantir que tudo esteja correndo bem.

Beleza? Então continue lendo esse post para descobrir!

Indicadores financeiros para acompanhar

Aprendi na prática que é preciso prestar muita atenção em alguns pontos específicos para que o negócio corra bem. Então, eu separei aqui os principais indicadores financeiros para ficar de olho. São eles:

Fluxo de caixa

É preciso saber quando entra uma receita e quando entra uma despesa.

Vou dar um exemplo: já tive uma época com muitas receitas, mas também muitas despesas. Aí, aqui na agência cometemos um erro clássico, que é colocar a data de pagamento antes da data de recebimento.

E sabe o que acontece? Meu fluxo de caixa zerava, às vezes tinha que usar o cheque especial, pagava juros e etc. Passava um aperto até receber, quando eu ficava no azul novamente.

Se eu olhasse só para o final do mês, eu tinha dinheiro no caixa. Porém, durante o mês, tinha todo esse problema.

Então sempre programe o recebimento para o começo do mês, beleza? Além disso, tente negociar com os pagamentos para adiar as datas.

Inadimplência

Fique de olho com os clientes inadimplentes. Há empresas que contratam o seu serviço, não pagam na data certa e, ainda, não querem pagar os juros e multa. Então, eles pedem para atualizar o boleto ao invés de buscar esse processo com a instituição financeira.

É preciso ser firme. Na primeira vez, para determinados clientes, é possível até abrir uma exceção, desde que você explique que isso não pode ocorrer. Essa atitude é essencial para controlar o financeiro da sua empresa.

Lembrando que os juros e multa devem estar previstos no contrato de prestação de serviço para que você não saia prejudicado, tá legal?

Gastos com cartão de crédito

Outro dos indicadores financeiros que você precisa acompanhar é o cartão de crédito. Isso porque ele mascara todos os seus gastos: ali, ele soma tudo e vem em um valor único.

Então, se você não prestar atenção, não vai entender quais são as despesas.

Tente transferir o máximo de coisas para o boleto. Isso é vantajoso não só para poder categorizar os gastos, mas também porque, muitas vezes, o pagamento pode vir com desconto.

Gestão de orçamento

Uma coisa que eu demorei para fazer foi separar o orçamento das áreas de acordo com o quanto de receita cada uma gera. E por que isso é importante? Porque, às vezes, uma delas está dando um enorme faturamento, enquanto a outra traz mais prejuízos.

Para isso, é preciso calcular as horas trabalhadas de cada área e dividir pelo valor do projeto. Depois, basta somar o custo dos colaboradores de cada um esses segmentos junto ao gasto operacional. Assim, é possível comparar quanto cada um gasta e recebe.

Gestão de lucro x despesa

Similar ao anterior, esse é um dos indicadores financeiros mais importantes porque ele te mostra quanto é o seu faturamento por produto.

Fazer esse acompanhamento é importante para dar uma visão mais clara sobre o que gera mais lucro. Uma vez que você entende qual é o produto que vende mais, é possível investir mais para que ele continue faturando.

E, quanto aos demais que não estão gerando tanto lucro, você poderá encontrar maneiras de melhorá-los para torná-los mais atrativos.

Gostou das dicas de indicadores financeiros? Continue lendo o Agência10x para saber mais e de participe do meu grupo Agency Valley no Telegram!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE