Uma GRANDE PERDA para Agências e Freelancers

Uma GRANDE PERDA para Agências e Freelancers

Se você é dono de agência ou freelancer, já deve ter vivido aquela velha história de “eu mandei o job e o job voltou”, ou seja, retrabalho. No marketing digital, isso é muito comum, mas existem algumas sacadas que podem te ajudar a evitar esse problema. É sobre isso que eu vou explicar neste post! Vale a pena conferir! 

As causas do retrabalho para agências e freelancers

Geralmente, o retrabalho para agências e freelancer acontece por causa de três motivos. São eles: 

  • falta de comunicação;
  • mau alinhamento de expectativas;
  • falta de processos

É muito importante que você esteja atento a esses três pontos, porque o retrabalho mata qualquer lucro. Para isso não acontecer, dá para seguir algumas regras de ouro:

 Alinhamento de briefing

O primeiro passo é o alinhamento de briefing. Isso ajuda a entender o que o cliente espera de você. Então, antes de fechar qualquer negócio, faça perguntas, como: 

  • o que você deseja?; 
  • qual é o resultado esperado?;
  • existem exemplos de jobs desenvolvidos do jeito que você está buscando?

Essa última pergunta é bastante interessante, porque em marketing digital, tudo já foi feito. Quando a pessoa te mostrar um exemplo, peça para ela listar tudo o que é interessante para a marca dela. 

Por exemplo, no caso de um trabalho de design, o cliente fala que quer o mesmo layout, a organização dos blocos, do rodapé, do cabeçalho, etc. Essa indicação vai te ajudar a entender melhor as expectativas e, consequentemente, vai ficar mais fácil acertar a mão e evitar o retrabalho. 

Se necessário, procure mais informações 

Se você recebeu um job e não tem todas as respostas necessárias, vá atrás de mais  informações. Não ache que pedir mais detalhes seja algo ruim e inconveniente. Começar uma tarefa sem saber tudo claramente, abre margem para o retrabalho de quaisquer agências e freelancers. 

Saiba estimar o tempo das tarefas 

Outro ponto que influencia no retrabalho é a má estimativa de tempo. Então, por exemplo, um cliente quer contratar meu serviço de SEO por um mês. Nesse período, o melhor que eu vou conseguir fazer é uma auditoria, ou seja, olhar tudo o que precisa ser corrigido na página. Mas não vai dar para garantir resultados. 

Outro caso clássico é o do logotipo. Às vezes, o cliente fala para você fazer um logo, por exemplo, em cinco minutos, isso não vai dar certo. Afinal, para o desenvolvimento do job, é preciso estudar a marca, as cores, as fontes, etc. 

Então, se você recebeu uma proposta de trabalho, não vá aceitando sem estudar o caso e se preparar. O mau gerenciamento pode prejudicar a qualidade, e como consequência, o job vai acabar voltando para você e isso pode virar uma bola de neve. Beleza? 

Espero que você tenha gostado deste post sobre como evitar o retrabalho para agências e freelancers. Aproveita para ver mais conteúdos aqui no blog do Agência10x e no meu canal do Youtube também!

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE