3 Fatores do Porquê Algumas Agências de Marketing Digital Têm Sucesso e Outras Não

3 Fatores do Porquê Algumas Agências de Marketing Digital Têm Sucesso e Outras Não

Olá! Eu sou o Fábio Ricotta e hoje vou falar um pouco sobre a minha experiência em agências de marketing digital.

Quem conhece minha história sabe que estou desde 2008 com a Agência Mestre, que antigamente se chamava Mestre SEO, e mudamos o nome para poder aumentar o portfólio.

Então, são 18 anos trabalhando na área e hoje eu quero dizer para você três motivos do porquê algumas agências têm sucesso e outras não. Confira!

1. As agências de marketing não sabem a necessidade do cliente

Uma coisa que falo bastante para minha equipe, e o primeiro ponto é, “você precisa entender a necessidade do cliente”.

Aí a maioria das pessoas me falam “Ah Fabio, mas isso eu entendo”. Mas, será mesmo? Eu acho que essa é a tarefa mais difícil, entender verdadeiramente o que ele quer.

Para descobrir a necessidade, você tem que fazer e refazer perguntas sobre o que o cliente quer e porquê ele acha que precisa daquilo.

É necessário tentar tangibilizar ao máximo e exaurir no briefing o que a pessoa quer fazer e alinhar isso com os indicadores do projeto, os KPI’s.

Se você não souber o que o seu cliente quer e não tiver os indicadores para mostrar os resultados do que ele está buscando, não vai conseguir entregar valor.

2. Falta de conhecimento no assunto

A sacada número dois do porquê as agências de marketing não produzem resultado é: falta de conhecimento.

Simples assim. Muitos falam que sabem, muitos acham que sabem, mas no final das contas não conseguem entregar mais receita para o cliente, seja porque não investe em capacitação ou outro motivo.

Às vezes a capacidade técnica é fundamental para você conseguir cobrar o seu cliente.

E o que acaba acontecendo hoje em dia no mercado de marketing digital, é que agências contratam estagiários para poder baixar o preço do serviço. E estagiários o próprio nome já diz, está em um momento de aprendizado.

Por isso, na Mestre a gente não utiliza estagiário. Eu quero qualidade e foco no resultado. E para isso preciso de pessoas com conhecimento e que queiram uma melhoria contínua todos os dias.

Se você é dono de agência e vive só de estagiário, está errado, não vai conseguir segurar os seus clientes por muito tempo.

E se é atendido por uma agência de marketing que trabalha com estagiários, meu amigo, está numa fria! Isso porque o seu projeto vai dar errado, ou a chance de isso acontecer é muito grande.

3. Não tem consistência

Sempre falo para meus funcionários: “o bom analista de marketing digital é aquele que depois de um ano consegue superar seus próprios esforços”.

Esse é o grande detalhe, a falta de consistência das agências de marketing é algo que gera atrito entre empresa e cliente. Não ter uma entrega padronizada dá uma experiência ruim a ele.

Por isso, na Mestre, buscamos ter processos bem claros entre as equipes e isso ajuda a dar consistência nas entregas.

Mas, eu descobri uma coisa, que não é só ter o padrão, é preciso sempre cobrar para que seja executado e pensar formas melhores de realizá-lo.

É uma questão de gestão de conhecimento, você vai documentando aquilo que você faz e que já traz bom resultado, e depois, faz uma melhoria contínua em cima disso.

Desta forma, você consegue entregar consistência, mas tem também indicadores para ver a sua evolução ao longo do tempo.

Concluindo, se você quiser uma agência de marketing digital que dê resultados procure saber:

  • se ela realmente entende a sua expectativa;
  • se tem conhecimento e experiência;
  • e se vai ter consistência ao longo do tempo.

E aí? Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida será um prazer responder nos comentários!

Para mais conteúdo sobre gestão de agências digitais não deixe de acompanhar o blog do Agência10x!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE