Até Onde o Cliente da Sua Agência Digital Pode Interferir?

Até Onde o Cliente da Sua Agência Digital Pode Interferir?

Olá! Aqui é o Fabio Ricotta e neste artigo vou tratar de um assunto essencial em marketing. Você já se perguntou até onde o cliente da sua agência digital pode interferir no seu negócio ou estratégia?

É isso que eu vou te responder hoje!

Cliente da Sua Agência Digital — Principais problemas

Você sabe qual é um dos maiores conflitos que surgem quando a sua empresa cresce? É quando um cliente da agência digital quer interferir, entrar no meio dos projetos e alterar o curso da estratégia.

No meu modo de ver, esse não é um cliente que realmente contribui para o projeto. Aquele que será realmente proativo é que o estará disponível, que observa alguma coisa e faz alguma recomendação.

Esse modelo de cliente é o que vai apoiar a agência, os analistas e o time como um todo.

Em contraste com ele, temos o perfil de cliente controlador, que vai querer aprovar cada banner, escolher palavras-chave, mudar configurações de campanhas no Google Ads, entre outros.

O ponto de atenção desta atitude, é que ao final do projeto, ele vai te cobrar resultados. Por isso, o grande desafio é educar o cliente e mostrar que se ele optar por trabalhar e mexer nas campanhas, ele fica corresponsável pelo resultado.

É nessa hora que muitos fogem e outros dizem que “claro que não, se eu contratei vocês é para assumir a responsabilidade”.

E neste ponto voltamos à origem do problema, que sua empresa foi escolhida justamente para tomar as decisões assertivas pelo cliente.

Então, eu sempre vou ao cerne da questão e me pergunto “por que você contratou uma agência?”. E sempre será pelas três possibilidades:

  1. porque eles provavelmente não tem equipe para fazer esse trabalho;
  2. não possuem expertise;
  3. desejam uma visão diferente.

Ninguém contrata uma agência digital para ter que fazer o trabalho todo por ela. Isso é fato!

É claro, existem aqueles que querem estar mais próximos, e outros que são mais distantes. Depende do perfil do cliente, mas geralmente, são esses três fatores os principais motivos para que tenha sido contratado.

Como evitar esses conflitos?

O que venho compartilhar aqui é que, para evitar esses problemas com algum cliente da agência digital, você pode seguir o exemplo que adotei em minha empresa.

Fizemos uma mudança contratual em que deixamos explícitas as seguintes informações: “se o cliente interferir em algum desses pontos fica responsável pelo resultado”.

Então, eu sempre educo minha equipe comercial também para que toda vez que um cliente interferir, ou seja, mudar o rumo por opinião exclusiva dele ou gosto, explicar que vai afetar o resultado.

Em outras palavras, quando o cliente da agência faz isso, ele precisa ser responsável pelo resultado, sim!

E o que colocar no contrato para que o cliente assine? Deixe claro que se ele mexer em alguma coisa de seu projeto de forma unilateral, sem consultar você ou sua equipe, ele vai ser corresponsável pelo resultado e isso te isenta de problemas com a estratégia no futuro.

É mais importante que você eduque o cliente e seja claro, do que lá na frente ter problemas.

E se encontrar uma dessas alterações feitas pelos clientes nas campanhas, site ou estratégias, a minha dica de outro é: formalize por e-mail, chame o cliente e explique os motivos do porquê aquilo não pode acontecer!

Esta é uma saída muito boa para se proteger no futuro caso ele venha questionar o resultado. Pois, tem como provar que o alertou sobre esse tipo de prática e foi por isso que o lucro foi comprometido.

Gostou de saber como contornar esse problema com cliente da sua agência digital? Então acompanhe mais dicas em meus artigos aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.