Como Fazer uma Boa Entrevista de Recrutamento

Como Fazer uma Boa Entrevista de Recrutamento

A entrevista de recrutamento é um momento crucial para qualquer empresa, uma vez que é o ponto de partida para a contratação de candidatos e candidatas a uma vaga na equipe. No entanto, essa pode ser uma situação um pouco inusitada e quem tá sempre de olho nos meus conteúdos sabe que eu já ouvi algumas coisas fora do comum.

Como alguém que já errou muito e acertou bastante nessa etapa, elaborei um conteúdo especial para ajudar você a fazer uma boa entrevista para sua agência digital. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe!

10 passos para realizar uma excelente entrevista de recrutamento

É importante ter em mente que a entrevista de recrutamento é uma parte do processo seletivo e dá continuidade a etapas anteriores, como:

  • criação da vaga, de maneira detalhada, baseada nas necessidades da empresa;
  • divulgação da oportunidade por meio da plataforma de preferência, seja LinkedIn ou outros sistemas semelhantes;
  • análise de currículos e descarte de candidatos que não tenham afinidade com a cultura da empresa.

Leia também: Manter, Reter e Demitir Colaboradores — Como Fazer do Jeito Certo?

Sendo assim, a pessoa que será entrevistada já passou por uma triagem, tendo sido observadas suas habilidades técnicas. A partir disso, é importante seguir alguns passos para conhecer melhor o candidato e entender se ele é um bom match para a sua empresa. Confira:

1. Apresentação

O primeiro passo é apresentar-se e explicar a estrutura da entrevista, bem como sua duração e o tipo de perguntas que serão feitas. O candidato precisa ter ciência do que será tratado e de quanto tempo terá disponível para poder se organizar dentro do prazo estipulado.

2. Perguntas abertas

As perguntas abertas permitem que o avaliador tenha uma visão geral do candidato durante a entrevista de recrutamento e também podem ter um limite de tempo para guiar o entrevistado. Por exemplo: você pode, por favor, nos contar em dois minutos sua experiência profissional?

Além disso, é importante observar se a história contada está alinhada ao conteúdo apresentado no currículo. Caso alguma informação esteja em desacordo, pergunte diretamente sobre o assunto.

Também podem ser feitas perguntas mais profundas, como “quando as pessoas não gostam de você, normalmente qual o motivo para isso?” ou ainda “de tudo o que está no seu currículo, o que te dá mais orgulho?”.

Leia também: 5 Características que Observo na Hora de Contratar para a Minha Agência Digital

3. Perguntas técnicas

Neste ponto, você pode solicitar que o candidato explique itens ou frameworks comumente utilizados na vaga para a qual ele está se submetendo. Para isso, você pode levantar um caso hipotético e perguntar como a pessoa solucionaria a questão.

4. Trabalhos realizados

Peça para a pessoa citar um trabalho do qual se orgulhe e pergunte o que ela valoriza nesse exemplo, o que ela considera de mais importante. Não é apenas falar do projeto, mas explicar mais a fundo seu impacto na experiência do candidato.

Outro ponto importante é perguntar mais detalhes sobre algum trabalho que não tenha tido sucesso, pedindo para falar sobre motivos e consequências.

Utilize esse momento da entrevista de recrutamento para observar como a pessoa se porta, se ela é individualista ou se ela valoriza o trabalho da equipe que fazia parte.

Leia também: O Que Você Deveria Perguntar ao Contratar Alguém de Marketing Digital?

5. Prazos e pressão

Para entender como a pessoa lida com prazo e pressão, é possível fazer perguntas como:

  • qual foi o prazo mais apertado que já recebeu?
  • como você reagiu?
  • qual foi o desfecho do projeto?

Você pode fazer expandir esse momento e fazer diversas perguntas relacionadas ao assunto, mas o mais importante é observar como o candidato lidou com a demanda. 

Também é interessante descobrir como ele organiza sua vida pessoal em termos de execução. Para isso, não pergunte diretamente, aborde, por exemplo, quando foi a última vez que ela fez uma viagem, se houve imprevistos e como ela lidou com eles.

Perguntas sobre leitura de livros e cursos realizados podem trazer bons resultados, como “qual foi a sua última leitura?”, “em quanto tempo terminou?”.

6. Aquisição de novos conhecimentos

É interessante saber como o candidato ou candidata tem adquirido conhecimento relacionado à sua especialidade, por exemplo:

  • qual foi a coisa mais interessante que aprendeu nos últimos três meses?
  • costuma ler livros e artigos? Quais foram suas últimas leituras?
  • acompanha blogs, podcasts, canais do YouTube? Quais? Pode nos contar um episódio que tenha gostado muito?

Leia também: Invista em Treinamento Para Crescer

7. Metas profissionais e pessoais

Neste momento, estamos nos encaminhando para o final da entrevista de recrutamento. Perguntas sobre metas fazem sentido e dão mais clareza ao entrevistador do que a pessoa enxerga como sucesso e se a vaga oferecida pode, de fato, contribuir para isso. Por exemplo:

  • você tem alguma meta profissional para os próximos 24 meses?
  • quais são seus planos pessoais para os próximos cinco anos?

8. Cultura da empresa e valores

Além de apresentar a cultura e os valores da sua agência, pergunte ao candidato quais ele entende que se conectam mais a ele. Outro ponto interessante é perguntar, de acordo com seus princípios pessoais, quais ele poderia tirar e por quais motivos. Depois, peça para ele incluir algum próprio aos já listados.

Dica extra: anote esses pontos para entender melhor se a pessoa realmente está de acordo com o que você espera para sua empresa.

Leia também: Como Contratar de Forma Eficiente

9. Perguntas do candidato

Abra espaço para que o candidato ou candidata tire dúvidas e faça questionamentos sobre sua empresa e sobre a vaga oferecida.

10. Processos após a entrevista

Explique detalhadamente como serão os processos após a realização da entrevista, como prazo para retorno positivo ou negativo ou forma de contato (telefone, e-mail). É importante confirmar o meio de comunicação para evitar desencontros.

Caso sejam necessárias mais entrevistas, utilize esse momento para comunicar isso ao entrevistado. É interessante concluir a conversa sem que haja dúvidas das duas partes envolvidas.

Dica extra: Você não precisa dar uma resposta definitiva após a realização da entrevista. Além disso, caso esteja na dúvida, mesmo que uma pequena, opte por não dar continuidade à parceria. Siga o processo e conheça novos candidatos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=C_Etu13jXWk

Você já deve saber que a equipe de vendas deve ser a primeira contratação da sua empresa. Se você quer começar do jeito certo, entenda como encontrar e montar um time de vendedores. Não perca: ao final da leitura, você vai estar mais perto de sair do operacional da sua própria agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE