Como Seria o Relatório Ideal Para 2020?

Como Seria o Relatório Ideal Para 2020?

Recebi no meu Instagram uma dúvida muito interessante e relevante para o próximo ano: “Como seria um relatório ideal para 2020? O que precisa ter sem falta?”.

Dicas para criar o relatório ideal

Outro dia, eu estava conversando com o time na nossa reunião de segunda e falei que nós precisamos cada vez mais entender na essência o que é sucesso para o nosso cliente.

Ao fechar com o cliente, tenho uma impressão sobre o que é o sucesso para ele, mas talvez lá na frente, essa visão pode se perder, seja na criação de um layout ou outro entregável.

Não tenho certeza de 100% dos meus clientes sobre o sucesso deles. Isso é, então, um ponto de melhoria para que tenhamos eficiência para alcançar estes objetivos.

Descubra o que é sucesso para seu cliente

Saber qual é o sucesso do cliente pode evitar cancelamentos. São alguns exemplos de “sucesso do cliente”:

  • geração de leads;
  • aumento de oportunidade;
  • mais visitas;
  • elevação nas vendas, entre outros.

Toda vez que você não identifica esse indicador sobre o seu cliente, você abre portas para a não-renovação. E isso vai de encontro com a pergunta sobre o relatório.

Tenha clareza na apresentação

Para mim, o relatório ideal deve falar logo na primeira tela sobre o meu objetivo. Ele lista para mim de forma clara os indicadores que vão definir se estou alcançando ou não os objetivos.

Para mim, o relatório ideal é composto pela resposta esperada pelos tomadores de decisão.

Saiba quem vai tomar a decisão

Identifique quem vai mostrar a informação para a “pessoa que assina o cheque”. Afinal, muitas vezes, você tem um intermediário no meio da comunicação entre você e o tomador de decisão da empresa cliente. Assim, você tem que montar um relatório com as informações necessárias para que esse intermediário leve os dados cruciais para o tomador de decisão.

Tenha atenção com os números

Muito cuidado ao confiar em números que estão no Google Analytics. Olhe bem o número do CRM de vendas para não haver erros nos dados e informações discrepantes.

Pense se o que está representado no relatório é realmente o que está entrando para a empresa para a qual você está fazendo o trabalho. Se você não tem acesso à essa informação, solicite para conferir os valores antes de apresentá-los com alguma discrepância.

O que precisa ter em um relatório?

No geral, o relatório ideal precisa:

  • ter clareza nos objetivos do cliente e nos dados apresentados;
  • garantir que as informações apresentadas estejam alinhadas para quem vai ler, se é um intermediário ou tomador de decisão.

Você pode até mesmo ter um segundo relatório direcionado especificamente para que este intermediário possa apresentar internamente na empresa.

Perguntas para fazer quando um cliente entra na casa

Quando um cliente novo entrar na casa, você pode perguntar:

  • “Como você toma decisão no negócio?”;
  • “Como você faz um investimento novo?”;
  • “Que informações você considera para tomar decisões?”.

Você também pode ‘educar’ seu cliente sobre dados que podem ser relevantes para que ele tome decisão. Isso também faz parte e pode enriquecer seus relatórios.

Deixe seu comentário sobre o que achou deste conteúdo e confira muitos outros aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE