Como Ter uma Agência Lucrativa com Múltiplos Serviços?

Como Ter uma Agência Lucrativa com Múltiplos Serviços?

Fala galera!

Eu sou o Fabio Ricotta e hoje vou dar uma de Shakespeare e falar sobre “ter lucro ou não ter? Eis a questão!”

Vamos tratar sobre como você pode ter uma agência lucrativa quando tem múltiplos serviços.

Como saber se seus projetos são lucrativos?

Ao oferecer vários serviços e começar a lucrar, um fator que pode acontecer — que também ocorria na Mestre — é uma área começar a dar prejuízos, e isso ficar mascarado no resultado financeiro final da empresa.

Ou seja, a agência como um todo teve lucro, mas o maior problema é que, por exemplo, a empresa pode ganhar com SEO e ter prejuízo com os trabalhos de criação de infográfico e o desenvolvimento de sites. Isso porque a sua precificação pode estar errada!

Quando você não cobra pelos serviços de maneira correta o resultado mais comum é ter prejuízos. E como provavelmente você já assinou o contrato de prestação de serviços, quem vai pagar essa conta não é o cliente, é você!

Na época que isso aconteceu na Mestre, eu até analisava o meu negócio como um todo, e sempre constatava que estava dando lucro.

Até que um dia eu decidi fazer um mapa separando cada área e seus respectivos projetos, para saber o quanto cada área produzia e trazia de resultado.

Com essa visão, eu procurava saber o quanto estava arrecadando e gastando por setor. Então peguei todos os custos (fixos e variáveis) e dividi por pessoa em cada área.

Essa ideia de quebrar o seu budget por área é o que te dá uma clareza sobre o que traz resultado.

E você não necessariamente precisa acabar com as áreas que estão dando prejuízo. O que eu fiz na Mestre — eu assumi o prejuízo inicial para que um determinado setor pudesse crescer, e esta área, era nada menos que Inbound Marketing.

E eu tive que fazer isso nos primeiros projetos para poder ganhar competitividade no mercado.

Então, voltando à primeira pergunta deste artigo “ter ou não ter lucro?’. A resposta é sim! Porém, vai haver momentos de seu negócio em que você vai ter despesa para justamente uma área crescer.

Tenho múltiplos projetos — como precificar?

O que eu tenho a dizer para você que tem múltiplos projetos é: separe os serviços em uma planilha.

E se o cliente te pagar um preço único?

Bem, se você tiver planilha de precificação ou se tiver clareza de quantas horas cada profissional dentro da sua empresa gasta, você pode já pode descobrir.

É só conferir a quantidade de tempo que cada setor trabalha para esse determinado cliente e destinar a verba de acordo com o volume de trabalho.

E aí vem a pergunta “você deveria fazer os investimentos proporcionais ao lucro de determinada área?”. A resposta é “depende”.

Eu, por experiência própria, tive que investir dinheiro de um setor para o crescimento de outro.

Mas, se no geral, se seus setores já estão estabilizados, você deve reinvestir o lucro na própria área. Seja para melhorar os salários, contratar mais profissionais, ter mais capacitação, ou outro motivo.

O que fazer quando uma área vai mal?

Precisa mandar embora os profissionais de uma área que não vai bem em sua empresa? Não necessariamente! A minha primeira linha de raciocínio é: estou cobrando o valor certo?

Porque, normalmente, o primeiro erro está no preço. Se você está trabalhando e não está tendo lucro, está cobrando errado.

Depois, procure onde você está sacrificando a sua margem de lucro. E se não pode mudar o preço para clientes existentes, mude para renovações e novos contratos. Então, não perca essas oportunidades!

Para concluir, a ideia geral é: separe as verbas por serviços. Uma vez que você fez isso, se pergunte “estou precificando da forma correta?”.

Identifique esse números e veja se está valendo a pena para fazer a sua agência crescer. Lembre-se sempre, lucro é sinônimo de crescimento!

Gostou de aprender mais sobre a lucratividade de sua agência? Então continue acompanhando o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE