Como Tornar um Projeto de Marketing Digital Lucrativo

Como Tornar um Projeto de Marketing Digital Lucrativo

Se você é dono de uma agência digital ou profissional de marketing, hoje vou ensinar como tornar um projeto de marketing digital lucrativo. Confira as dicas!

Quando eu criei a Mestre, o que eu menos fazia era gerenciar o custo de um projeto. Porém, depois de oito anos de empresa não dá para manter esse ritmo. É preciso saber exatamente qual o custo real e qual é a minha margem de lucro.

Quando estou falando em termos de ter um projeto de marketing digital lucrativo e ser uma agência sustentável, eu preciso que o meu negócio e as minhas ações sejam rentáveis.

Para isso, eu vou te dar alguns passos para você conseguir tornar qualquer projeto de marketing digital lucrativo.

Eu já falei um pouco já sobre isso em posts passados, agora vou te passar o framework exato de como fazemos.

Estime o seu custo/hora para ter um projeto de marketing digital lucrativo

Primeiro, estime o custo que você tem com seus funcionários, incluindo salário, férias, décimo terceiro, vale-alimentação e etc. Há diversas calculadoras on-line que podem te oferecer uma estimativa bastante assertiva do custo total.

Se você é o dono, coloque o custo que você gera para sua empresa também , afinal também é um funcionário. Calcule esse custo e chegue a um número final.

Depois disso, digamos que você trabalha 40 horas no mês, divida o valor de custo total pela quantidade de tempo que você trabalha em determinado período. Desta forma você vai saber o seu custo hora.

Quanto custa cada ação/hora

Você também precisa saber o quanto cada ação custa em termos de horas. Um dos trabalhos que nós estamos fazendo aqui na Mestre é monitorando exatamente todas as horas de atividades que temos internamente, como escrever um artigo, uma auditoria de SEO ou a edição de um vídeo.

O que você precisa saber é uma média de cada atividade, o máximo e o mínimo que se gasta. É assim que você vai conseguir vender e estimar o lucro destes serviços.

Sabendo quantas horas você vai gastar em um projeto te ajuda a dar mais transparência para o cliente. Em segundo lugar, vai conseguir saber qual o seu custo efetivo daquela operação.

Se pegar, por exemplo, uma auditoria de SEO aqui na Mestre, que leva ao menos 40 horas para ficar pronta, sempre colocamos uns 10% de gordura em cima desse tempo por conta de imprevistos que podem acontecer em sua realização. E assim fazemos com outras tarefas também.

Então, depois de definir essa média de tempo, multiplique pelo seu custo hora. Assim você vai saber exatamente quanto custa a tarefa para o seu projeto.

Saiba seu custo operacional

O próximo passo é saber o seu custo operacional do processo como um todo. Isso inclui luz, água, aluguel, depreciação de materiais, computador, etc.

Você precisa reunir todos os seus custos mensais, a depreciação dos seus objetos, e colocar isso em uma planilha. Depois, divida pela quantidade de projetos que você tem na casa.

Se você me falar “Fabio, somando todo o meu custo deu dez mil reais e eu tenho dez projetos”.

Beleza, o seu custo será de mil reais por projeto. Esse é o valor que você tem que ter pelo menos em cada projeto para cobrir o custo operacional.

Então, digamos que o seu custo por entregável deu três mil reais e o custo operacional mil reais. Somando os dois você gastará quatro mil reais para executar aquela tarefa.

Acrescente em cima disso o custo de nota fiscal. Não sei em qual categoria a sua empresa se encaixa, mas considerando uma de pequeno porte, seria um imposto de 10%, às vezes 15% ou 16%.

Então em um custo de quatro mil reais, você teria que pagar R$ 400 reais de nota fiscal.

Margem de lucro

Aqui na Mestre a gente trabalha com uma margem de 50% e 100% do valor, dependendo do projeto.

Às vezes chegamos a diminuir essa margem para captar um cliente ou quando lançamos um tipo de serviço novo, que pode ter somente 15% de margem. Neste caso, trabalho num volume e escala muito grande para eu conseguir ter lucratividade.

Mas, a Mestre tem esse modelo de funcionar como agência boutique — com poucos clientes que têm uma margem muito boa para lucratividade da empresa. Então praticamos em torno de 20% a 50% em nossos serviços.

Quando você é uma agência de clientes pequenos, a percepção que você tem que ter é quanto mais clientes, mais pode diminuir a sua margem. Se você for pegar clientes grandes, a sua margem que ser um pouco mais gorda.

Isso porque você tem três, quatro, cinco clientes e vai precisar cobrar mais de cada um para ter um projeto de marketing digital lucrativo. Então essa é a forma que utilizo para ter uma agência de marketing digital que traga rentabilidade.

Recapitulando é preciso saber os custos operacionais, o tempo hora para fazer cada uma das tarefas, a margem que você vai aplicar e o que você terá de impostos.

Assim, você vai conseguir dar um orçamento real para qualquer cliente e saber até onde pode diminuir sua margem e ainda ter lucro.

Espero que você tenha gostado de aprender a minha técnica para ter um projeto de marketing digital lucrativo. Se quer saber mais como gerenciar sua agência digital, confira os demais conteúdos do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE