contagiar a equipe

Como Evitar Contagiar a Equipe Negativamente

Quando você ocupa um cargo de liderança, seja como coordenador, gestor ou mesmo o CEO de uma agência, terá que, em algum momento, sentar com sua equipe e verificar o andamento das tarefas. Qual o tipo de informação você deve mostrar? E como? Entenda como fazer esse contato sem contagiar a equipe negativamente.

Como evitar contagiar a equipe de forma negativa?

Um grande erro é misturar questões do operacional com o sentimental ou do convívio entre vocês. Só para dar um exemplo: se você faz uma reunião para falar de um projeto, o ideal é que os envolvidos conversem sobre as metas, as entregas, se há alguma dificuldade, entre outras coisas.

Porém, em situações de conflitos ou que gerem algum estresse, é preciso separar um momento só para isso. Ou seja, esse encontro para conversar sobre o trabalho deve ser só para isso. Evite perguntar, por exemplo, como o colaborador está se sentindo em relação à empresa.

Quando se trata e pedir um feedback de caráter mais sentimental, faz muito mais sentido fazê-lo em uma modalidade de reunião um a um: só você, ou o gestor, e essa pessoa.

E sabe por quê? O sentimento negativo, muitas vezes, contagia outras pessoas.

Pense na seguinte situação: um colaborador, em uma reunião, diz que acha problemática tal abordagem, não gosta de determinado processo, etc. As outras pessoas, muitas vezes, podem nem ter percebido essa questão, mas, a partir de agora, elas vão começar a pensar sobre isso.

É por isso que eu recomendo tratar de sentimentos pessoais no particular.

Como se preparar para feedbacks em equipe?

Se você realmente quiser fazer uma reunião geral, é preciso se preparar para não contagiar a equipe negativamente. Então, minha sugestão é a seguinte: ao perguntar o que seus colaboradores acham ou se sentem, também siga com um questionamento sobre como cada um mudaria essa situação desagradável.

Assim, você exercita o pensamento em cada um. Além disso, está usando a força da equipe para assumir que existe e se problema e, juntos, pensar em uma solução.

Uma ótima ideia de fazer essa dinâmica é pedir para cada um escrever o ponto de melhoria em um papel. Depois, você como líder pode ler cada um e estimular os demais a escrever como isso poderia mudar.

E também cabe a você fazer algumas contribuições para que todos possam analisar as variáveis dessa questão.

Supondo que alguém indicou que o horário de entrada é muito cedo. Faça com que todos pensem no que significaria mudar. Será que prejudica outras áreas ou o contato com o cliente?

Não existe uma fórmula certa e, durante a liderança, você enfrentará muitos desafios. Então, avalie sempre a melhor forma de não contagiar a equipe negativamente e incentive o grupo a trazer soluções.

Gostou dessa dica? Então continue acompanhando o Agência10x para mais técnicas de gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE