demitir colaboradores

Manter, Reter e Demitir Colaboradores – Como Fazer do Jeito Certo?

Uma coisa que eu gostaria de ter aprendido mais cedo é a noção de cultura vs competência. Ter conhecimento disso é muito importante para entender quando manter, reter ou demitir colaboradores.

Quer saber como eu faço? Então acompanhe esse post!

Cultura vs competência para saber se é preciso demitir colaboradores

Assim como existem clientes que é preciso tirar da sua carteira por serem prejudiciais, também há colaboradores com atitudes tóxicas. Nesse caso, são aquelas cujo comportamento não condiz com a cultura que você estabeleceu para a empresa.

A cultura é um conjunto de valores e visões de mundo que são praticamente imutáveis. Ela é o que define o porquê de você ser amigo de algumas pessoas e não de outras, as razões pelas quais gosta do que gosta, entre outras coisas.

O livro Lost and Founder, do Rand Fishkin, mostra uma matriz muito interessante para entender como controlar e saber se deve demitir colaboradores com base no conceito de cultura vs competência. Funciona da seguinte forma:

Faça as linhas vertical e horizontal de um gráfico, sendo uma para cultura e outra para competência. Aqui, você deve dividir o espaço dentro da matriz em quatro quadrados.

Tanto do lado da cultura quando da competência, adicione um + para as áreas que representam estar mais alinhado (ou seja, mais acima na linha vertical, mais à direita na linha horizontal). No quadrante abaixo e à esquerda, adicione um menos.

Assim, você vai encontrar quatro categorias para dividir as pessoas:

Menos alinhada com a cultura e menor competência

Quem está aqui, você já deve evitar contratar. Já na entrevista de emprego, tente entender quais são os valores que ela acredita ser mais importantes para o desenvolvimento de um projeto.

Desta forma, você evita ter uma pessoa que não está alinhada na equipe.

E, se ela já estiver contratada, evite mantê-la, pois poderá gerar atritos.

Mais alinhado e maior competência

Nesse caso, vale a pena investir nesse tipo de perfil. Em uma entrevista de recrutamento, é o candidato ideal para a vaga.

Se já tiver uma pessoa dentro da empresa que tenha essas características, você deve mantê-lo, pensar em uma promoção e ajudar em seu desenvolvimento.

Menos alinhado e maior competência

Esse é um grande erro da maioria das empresas. Afinal, já que ela é muito boa tecnicamente, muitos têm receio de fazer o desligamento e relevam as atitudes que não são tão adequadas.

Minha dica é: não contrate e não mantenha essa pessoa na sua equipe. Isso porque, mesmo que hajam resultados, ela faz mal para a cultura que você criou.

Não é que esse colaborador é ruim. O problema é que ele não funciona dentro desse ambiente. E está tudo bem, beleza?

E também não é preciso ter medo da alta taxa de rotatividade. Ao começar a aplicar esse tipo de ações, em um primeiro momento vai acontecer isso, sim. Porém, depois de um tempo, você vai ter em sua empresa apenas pessoas que estão alinhadas.

Inclusive, os próprios colaboradores que compartilham a mesma cultura poderão começar a identificar quais são aqueles que não estão funcionando. Isso gera maior comprometimento dos colaboradores.

Mais alinhado e menor competência

Essa categoria também gera muitos erros dentro de uma empresa. Ao identificar que esse alguém está alinhado, mas não tem tanta competência, há quem pense que é melhor demitir.

Mas cuidado, o ideal é justamente o inverso: aqui, você deve treinar essa pessoa e mantê-la.

Também considere que você pode ter feito um erro de alocação. Talvez ela esteja no cargo errado, sabia?

De qualquer forma, vale muito a pena contratar pessoas pela cultura e investir em seu desenvolvimento.

Beleza?

Gostou de saber se deve manter, reter ou demitir colaboradores? Aqui no blog do Agência10x e no meu grupo do Telegram (Agency Valley), você vai entender como gerir agências. Aproveite!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE