Meta de Vendas — O Mês de Dezembro é Bom Para as Agências?

Meta de Vendas — O Mês de Dezembro é Bom Para as Agências?

Recebi no meu Instagram (@fabioricotta) a dúvida “o mês de dezembro é bom para as agências?” e vou compartilhar por aqui a minha visão sobre isso, sobre meta de vendas.

O que acontece em dezembro que as agências podem acabar “tropeçando”?

Muitas empresas param no final de ano e a tomada de decisão também para. Com isso, muitos fechamentos com agências digitais não acontecem em dezembro e ficam para o próximo ano.

Uma outra frente é que as empresas têm o 13º salário para pagar e as que vão parar no final do ano também farão o pagamento das férias.

Isso significa que elas terão muito mais gastos no final do ano e isso pode ser um grande impeditivo de contratar uma agência digital neste momento.

O ideal é trabalhar em um planejamento que faça com que você não dependa do mês de dezembro. Assim, você pode verificar quantos clientes precisa conquistar por ano, dividir pelos 12 meses e tentar adiantar os de dezembro nos meses que o antecedem.

Processo comum em agências digitais

Algo comum para o universo de agências digitais é negociar no final do ano e jogar o projeto para o ano que vem.

Estratégias para fechar contratos e bater sua meta de vendas

Por isso, nas últimas semanas de trabalho antes do recesso/férias coletivas, sua equipe comercial pode utilizar algumas estratégias para fechar contratos ainda em dezembro.

Você pode falar sobre o reajuste de preço para o ano seguinte — uma possibilidade é argumentar que, ainda neste ano, a empresa consegue fechar no valor apresentado, mas que no ano seguinte haverá um reajuste.

Isso é muito comum em qualquer empresa. Na virada de ano, geralmente há uma virada de preço e, por isso, é importante expor este ponto para que a negociação possa acelerar.

Outra linha que você pode apostar é que a pessoa vai assinar o contrato em dezembro, mas vocês vão iniciar o trabalho apenas em janeiro. Não há problema algum nisso, pois vocês já podem, inclusive, fazer a primeira reunião e depois seguir com os próximos passos.

Ainda mais uma abordagem para você: havendo a possibilidade de assinar o contrato em dezembro e de o seu time criar o planejamento, você pode argumentar para o possível cliente que ele já vai começar 2020 com foco nas ações.

Você pode sinalizar o quanto a empresa vai acelerar se não ficar com as estratégias de marketing digital “paradas” até o ano que vem. Se os dias antes das férias coletivas forem investidos no projeto, frutos já poderão ser colhidos no início do ano seguinte.

O que achou das dicas? Confira outros artigos do blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE