Organização do Marketing Interno da Agência

Organização do Marketing Interno da Agência

Hoje vou responder uma pergunta de uma aluna da Agência 10x sobre o marketing interno da Agência Mestre!

Esse tema é bem quente e importante. Imagina só você ir ao dentista e vir que ele não tem os dentes saudáveis? Por isso, uma das primeiras regras para agências digitais é que elas deveriam investir em marketing digital. Você tem que fazer marketing pra você.

Sei que existem algumas desculpas como “não tenho tempo”, por exemplo. Mas é preciso fazer um mínimo possível para escalar ao longo do tempo.

Por que investir em marketing interno?

Eu levantei um número de 2018 e, na Agência Mestre, nós recebemos mais de 1.800 pedidos de orçamento somente de busca orgânica por meio de marketing interno, mídia, SEO e outras estratégias.


Conheço algumas pessoas que  falam que não precisam investir em mídia ou outras ações porque contam com muitas indicações. Porém, preciso dizer que, se a sua agência depende de indicações, ela pode quebrar a qualquer momento. Isso porque indicação é igual ao vento, às vezes tem e às vezes não tem. Assim como pode passar 10, 20 e 30 dias com chuva e também pode passar 10, 20 e 30 dias sem chuva. Se você não tiver uma indicação, sua
empresa pode ter um grande problema.

Então, eu gosto que a indicação seja um bônus e não a dependência da sua empresa. Por isso, fazer o marketing vai te libertar destas correntes da indicação.

Investir no marketing interno também te ajuda na hora de vender porque você ganha muito mais propriedade já que testou para você mesmo. Com mídia para Facebook, Google Ads, SEO, etc, eu primeiro fiz para mim para validar e vender com mais autoridade para meus clientes.

Qual o escopo mínimo para seu marketing?

Sua agência precisa ser tratada como cliente. Por isso, se você estiver se perguntando qual é o escopo mínimo para começar, digo que é pelo menos fazer uma campanha de Google Ads. Por exemplo: ter uma campanha ativa para algumas palavras-chave específicas que você achar mais relevantes para seu negócio, levando para uma página de conversão. Isso não vai tomar muito do seu tempo e já é dar o primeiro passo.

Você pode começar com pelo menos menos 200 ou 300 reais por mês para trazer links para sua agência. Assim, você vai gerar leads e vai poder fechar mais clientes e conversar com novas pessoas.

Com o tempo, vai melhorando suas táticas, e pode até criar um e-book ou outro material rico parar ir escalando suas ideias e estratégias.

A nossa organização interna

Nossa organização do marketing interno é bem simples. Tem uma pessoa central que tem a visão toda do marketing e que trabalha direto comigo e
toca as ações. Mas, ao lado disso, eu tenho uma equipe, como se fosse um cliente da própria agência. Então a dica é tratar você mesmo como o seu maior cliente. A partir do momento em que você entender que é o seu maior cliente, tudo vai mudar.

Antes, eu mesmo já escrevi conteúdos de blog para a Mestre. Eu escrevia algum artigo de manhã cedo e depois ia para a agência. Meses depois, esses conteúdos começaram a trazer resultado — solicitações de contato. Hoje, minha equipe de conteúdo pode atualizar semanalmente, mas antes, eu mesmo fazia.

É preciso começar e, antes de pensar em terceirizar, pensa no que você mesmo pode fazer. Quando eu não tinha verba, fiz o trabalho porque alguém tem que fazer.

Se você parar de fazer o seu marketing interno, não vai conseguir escalar sua agência. Ela não vai vender mais e de forma recorrente.

Essa foi minha dica de hoje. Gostou? Deixa seu comentário e continua por aqui, no blog da Agência 10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE