Quais os Pontos Mais Importantes Para a Gestão Financeira da Sua Agência Digital?

Quais os Pontos Mais Importantes Para a Gestão Financeira da Sua Agência Digital?

Já compartilhei algumas dicas por aqui  que podem ser úteis para a gestão financeira da sua agência digital, mas hoje vou dar uma visão geral dos pontos que você realmente precisa prestar atenção.

O que analisar na gestão financeira da sua agência digital?

Alguns pontos são essenciais, outros são de refinamento. Confira o que é crucial para sua agência.

Analise as entradas X saídas

Fique de olho nas entradas X saídas, ou seja, no seu regime de caixa. O famoso “montão” menos o “montinho”. Montão” é o que entra e “montinho” é o que sai. Se no seu caso está invertido, significa que você já tem um problema para solucionar.

Nessa jogada de entradas e saídas, costumo prestar atenção em quanto tempo eu tenho de “montão” menos “montinho” sendo positivo, caso eu não feche nenhum contrato. Digamos que hoje você pare de vender e que você continue com os mesmos custos, por quanto tempo você ficaria positivo? Ter essa estimativa te dá previsão de caixa e ajuda você a trabalhar com mais tranquilidade.

Confira a porcentagem de inadimplência

Outra visão que gosto de ter e te indico é analisar quantos por cento dos clientes estão inadimplentes. Todo negócio tem sua taxa de inadimplência e isso é particular, não adianta você comparar a sua com a minha. Você só tem que sempre buscar melhorar esse percentual, quanto mais próximo de zero, melhor.

É importante que você tenha réguas de cobrança para controlar a inadimplência da sua agência digital. Ou seja, se o cliente atrasou um dia, você faz o primeiro contato. Se atrasou 15 dias, 30 dias ou mais, o que você faria? É preciso estabelecer esse planejamento.

Formalize sua comunicação

Todo ponto financeiro de inadimplência você deve tratar por e-mail para que tudo seja formalizado. Se você tratar por ligação, poderá terá problemas sobre o que foi dito. Já no e-mail, tudo estará documentado.

Analise números internos

Por aqui, nós também temos uma visão interna e analisamos números por área. Por exemplo, quais são as áreas mais lucrativas para o negócio.

Tenho uma planilha com números sobre cada área que me dão uma visão clara sobre o retorno financeiro, se estão positivas, se posso fazer contratação ou se precisam de alguma melhoria específica.

Faça uma gestão dos custos fixos e variáveis

Também é preciso fazer uma gestão dos custos fixos e variáveis. Não menos importante, você precisa ter uma previsibilidade de luz, água, aluguel, internet, entre outros gastos.

Já os custos variáveis não tem como prevenir, pois são gastos mais “espontâneos”. Porém, você pode ter uma quantia reservada para isso.

Se você tiver mais clareza sobre as finanças da sua agência digital, você vai ter muito mais tranquilidade no seu dia a dia.

Gostou do artigo? Deixe um comentário e confira outros conteúdos aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.