Qual o Papel de Um Sócio?

Qual o Papel de Um Sócio?

Recebi uma pergunta no meu Instagram (@fabioricotta) sobre o papel de um sócio e vou compartilhar por aqui o que penso sobre isso.

O que deve ser analisado na hora de iniciar uma sociedade?

As responsabilidades de cada um. Os sócios têm que adicionar valor um para o outro, cooperando com as metas da empresa. Você pode falar com seu escritório jurídico para que as atividades de cada um sejam listadas.

Por exemplo: um sócio pode ficar alocado no comercial, outro no operacional, outro no administrativo. Entendam como vocês se complementam da melhor forma para acrescentar valor à empresa.

Qual a responsabilidade e o papel de um sócio?

Aquela que vocês definirem. Ou seja, é preciso seguir as atividades que vocês indicarem para cada pessoa. Lembre-se somente de que é importante que a prioridade dos sócios seja a de fazer a agência digital crescer. Isso que o diferencia de um colaborador. Ele não vai só cumprir com uma tarefa, mas vai ajudar a impulsionar a empresa com sua função.

Por exemplo: normalmente, os sócios ocupam papéis-chave na agência, como um diretor de operações, diretor administrativo, etc. São funções que cooperam de alguma forma com o operacional, mas que também ajudam a potencializar as equipes e os resultados, fazendo a agência crescer.

O que fazer se as expectativas dos sócios estão desalinhadas?

Coloque as informações na mesa. Faça um alinhamento de expectativas, converse e resolva a situação. Se você pensa que ele “tem um comportamento de funcionário”, pergunte-se por que você acha que ele está se portando assim para conversar sobre o que você tem achado. Esteja aberto para escutar e façam um alinhamento para entender qual a melhor postura a adotar e, então, fazer a empresa crescer.

Para a sociedade funcionar, é preciso que o relacionamento entre os sócios tenha o objetivo claro.

Defina uma periodicidade

O alinhamento de expectativas não é fácil, mas deve ser feito. Encontrem a melhor periodicidade para tornar essa reunião recorrente, facilitando o crescimento da sua agência digital.

No final do dia, o mais importante é que vocês tenham clareza para saber o que fazer com as informações que agora têm em mãos.

Grandes empresas fazem reuniões de acionistas. Isso não precisa ser diferente com pequenas e médias agências digitais. Leve a sério como um processo contínuo e ajuda seu negócio a crescer.

Para finalizar, uma boa dica é: deixe as suas bagagens emocionais de lado na hora de reunir com seus sócios. Esse é o melhor momento para ter conversas francas e apaziguadoras, por isso, aproveite para entender o cenário e tornar os processos mas claros e práticos de agora em diante.

Agora que já sabe qual é o papel de um sócio de agência digital, continue acompanhando os conteúdos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE