Revisões que Geram Melhoria em Agências Digitais

Revisões que Geram Melhoria em Agências Digitais

Pelo menos uma vez ao mês, gosto de abrir e analisar algum documento ou processo — escolhido de forma aleatória — executado pelos times da Agência Mestre. Essas revisões que geram melhoria permitem analisar o que está ou não alinhado ao nosso modelo ideal para que a equipe faça os ajustes.

Revisões que geram melhoria

Por exemplo, posso conferir relatórios de mídia, propostas comerciais, entre outros documentos. Se algo estiver desalinhado, esse é o momento de reorganizar os pontos e ajudar a equipe a se desenvolver.

Quando você não estiver no operacional, essa análise aleatória vai ser muito mais assertiva. Afinal, você tem clareza do processo, mas, por não estar atuando ativamente na área em questão, não estará com o olhar viciado.

Além de conseguir enxergar questões com muito mais facilidade, quando você está fora do operacional, terá mais tempo para tomar essa atividade como uma prioridade.

Como fazer esta análise?

Você não pode se deixar influenciar por “achismos” pessoais. Por exemplo: “Ah, vou abrir o relatório de tal analista porque tem mais chance de ter algo errado”. Não. Você precisa escolher um documento de forma aleatória para fazer a análise.

Nesse caso dos relatórios, abri um deles para coletar informações para minha palestra do RD Summit 2019 e verifiquei que o storytelling do relatório não estava bem construído, tinham alguns pontos de formatação que precisavam ser ajustados, entre outros detalhes. Esses pontos, para quem já está com o “olhar viciado” naquela tarefa podem acabar passando despercebidos.

Duvide que o formulário de orçamento do seu site está funcionando

Também faça esse tipo de análise em seu próprio site, jogando o jogo do “vou duvidar que está tudo certo”. Preencha o formulário, avalie a experiência, confira se por dispositivos móveis tudo funciona corretamente, entre outras nuances.

Componha um checklist para suas análises

No passado, eu era responsável por dar a aprovação final para os e-books produzidos na Agência Mestre. Com o passar do tempo, desenvolvemos um checklist do que precisava ser analisado e, principalmente, os pontos de ajustes recorrentes — o que passou a colaborar nas próximas revisões.

Hoje, essa não é mais uma atividade minha e muito do olhar dessa “revisão” se perdeu com o passar dos anos, mas estamos resgatando os pontos do checklist para reavivar processos.

Ter esse tipo de pontos para análise pode ajudar você a fazer revisões mais assertivas e a estabelecer processos com muito mais facilidade para que sua equipe siga os passos.

O que fazer ao identificar falhas?

Quando você encontrar pontos de melhoria, ao invés de falar para a pessoa o que está errado, você pode focar no processo e realinhar com base nisso.

Deixe um comentário com alguma dica sobre como você revisa processos na sua agência! Aproveite para conferir outros conteúdos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE