Será que Você Pode Pegar Mais Um Cliente?

Será que Você Pode Pegar Mais Um Cliente?

É comum que donos(as) de agências digitais tenham o pensamento de sempre querer mais um cliente. Mas preciso fazer uma pergunta importante: você já parou para se perguntar se realmente pode ter mais um cliente em sua carteira? Você tem tempo para atendê-lo bem e seguir com todas as novas demandas?

Faço essa pergunta porque, dependendo da sua resposta, é nesse momento que pode começar a surgir algum atrito ou estresse.

Está na hora de receber mais um cliente?

É importante ter atenção a esse ponto, pois, se você não tem certeza de que pode atender mais um cliente, é porque talvez não tenha todo o tempo necessário disponível para atendê-lo, além de outros recursos — como equipe e materiais.

As consequências podem ser grandes, como: o estresse da sua equipe (que pode ficar sobrecarregada), atritos com o cliente por conta de atrasos e, com o tempo, talvez até mesmo um cancelamento.

O que fazer para evitar atritos ao crescer sua carteira de clientes?

Você  precisa conhecer o volume de trabalho que você e a sua equipe possuem. Saiba qual o tempo de trabalho que o seu time tem e como ele vai ocupá-lo.

Por exemplo: na Agência Mestre, nós utilizamos um software de gestão de tarefas e tempo. Nossos melhores profissionais, os de alta performance, cumprem uma média de 7h20min de trabalho por dia. Os demais ficam por volta das 6h30min. Essa análise da sua equipe vai mostrar como o tempo está sendo ocupado e se há “espaço” para mais um cliente com suas novas demandas.

Como fazer essa mensuração de tempo e gestão de tarefas?

O software que utilizamos na Mestre é o Runrun.it — com ele, conseguimos cadastrar tarefas, mensurar o tempo gasto em cada uma delas e visualizar quando cada colaborador estará disponível. Isso é possível porque, de acordo com o uso, a ferramenta gera um histórico de tempo e já consegue estimar quando os profissionais estarão livres, com base nas atividades presentes na lista cadastrada.

Se você não contar com o Runrun.it ou outro software, utilize planilhas — talvez você utilize outra ferramenta para fazer essa gestão, mas se elas não fizerem a mensuração do tempo, você pode cronometrar e criar planilhas para documentar os dados e gerar relatórios.

Analise o escopo de contratação e organize-se

Confira o que foi listado no escopo — com base nos entregáveis que precisarão ser produzidos pelo seu time, você conseguirá fazer uma análise mais assertiva do tempo disponível dos seus analistas. Afinal, você já vai ter uma ideia de quanto tempo eles levam para cumprir as tarefas.

A grande sacada é que, com esse entendimento, você não precisa deixar de fechar novos clientes, mas sim começar novos contratos no tempo certo.

Analise o cenário da sua agência digital e estipule um prazo para iniciar — caso a sua empresa esteja com pouco tempo disponível, uma possibilidade é “abrir o jogo” com o cliente em potencial. Ou seja, explique que em algumas semanas vocês poderão iniciar porque vai contratar mais um colaborador para dar força ao projeto. Assim, vai ter a equipe completa para atendê-lo.

Saiba mais sobre como impulsionar sua agência digital com outros conteúdos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE