Vou Fundar Minha Agência Digital — Devo ou Não Ter um Sócio

Vou Fundar Minha Agência Digital — Devo ou Não Ter um Sócio

Olá pessoal! Aqui é o Fabio Ricotta e hoje vou tratar de um assunto muito importante para quem está começando: “quero abrir a minha agência, qual a principal dica para este momento? Será que é bom ter um sócio?”.

Ficou curioso? Confira as minhas sugestões neste artigo!

Vantagens e desvantagens de ter um sócio

Se você está decidido e disse a si mesmo “vou fundar a minha agência digital”, quais os primeiros passos que deve dar?

A primeira coisa a se fazer quando você está pensando em abrir uma agência é definir se você vai ter sócios ou não.

Vamos primeiro imaginar o cenário positivo. O lado bom de ter um sócio é que você vai de fato dividir responsabilidades. Terão duas cabeças pensando e se ajudando para alavancar o negócio.

Mas, há também o lado ruim, que é: ter um sócio é uma coisa complexa. Pois, são duas pessoas que pensam e podem ter objetivos diferentes de carreira.

Definindo funções

Lembro que respondi a esta pergunta quando palestrei no RD On The Road. Questionei ao profissional: “vocês já abriram a empresa?”. A resposta foi “não”.

Então o primeiro passo foi indagar novamente: “já definiram o percentual de cada um dos sócios no negócio?”. E ainda não haviam pensado nisso.

O que as pessoas precisam saber ao abrir uma empresa é que ela tem uma quantidade de cotas, e é preciso que sejam divididas.

O segundo ponto é a distribuição de responsabilidades, que normalmente acontece focado no operacional. É preciso definir quem cuidará de cada área, seja mídias sociais à financeiro da empresa.

É também necessário uma pessoa para comandar a área operacional, ou seja, fazer as decisões difíceis. Porque, imagina só esse cenário: três sócios que divergem em soluções para um problema. Como resolver esse impasse?

Tendo um responsável para ter o voto de minerva.

É claro, é sempre bom que os sócios tomem decisões em conjunto. Mas, para que algo se resolva em questões em que não há unanimidade, é preciso que alguém tenha um nível de responsabilidade maior.

Em terceiro lugar, é preciso que se defina alguns pontos entre sócios: se cada um ainda tem um emprego atual, quem vai sair primeiro de seu trabalho convencional para tocar e viver o negócio?

É importante que se defina quem será o primeiro a sair, o segundo e o terceiro. Pense em quanto a operação precisa estar rendendo em termos de salário para que cada um dos sócios possa sair de seus empregos atuais.

Para que isso possa acontecer, é crucial que você defina o salário de cada colaborador.

Assim, pode projetar os seus custos e o quanto vai cobrar em seus projetos para que sejam lucrativos tendo em vista a remuneração de cada empreendedor.

E se der errado, o que acontece?

Em todos os negócios podem ocorrer imprevistos. Ou seja, é preciso pensar em cada possível situação. E se a empresa quebrar? O que acontece? Como serão divididos os custos?

Também é necessário alinhar o que os sócios irão fazer quando uma pessoa decide abandonar o negócio e vender a sua parte. É preciso olhar à fundo fatores como:

  • como será essa venda?
  • pode vender para uma pessoa externa?
  • a parte será comercializada exclusivamente para os sócios já existentes?
  • quanto custa comprar essa parte da empresa?
  • como será calculada essa ação?
  • Qual fórmula você vai usar?

Alinhe valores do negócio

Já parou para pensar qual o principal ponto que deve estar alinhado, acima de tudo?

O que faz total sentido para mim como mais importante é você ter os valores definidos com o seu sócio. E o que isso quer dizer? São os objetivos e as formas de ver o mundo que vocês compartilham.

Por exemplo, na Mestre temos o foco no resultado, clientes em primeiro lugar, sem “mimimi”, entre outros.

E a dica para conseguir isso é não escolher sócios pela amizade, mas sim, pelos valores e pensamentos, ou ideais em comum.

Então, deu para perceber que para ter um sócio, é preciso ter muitas coisas alinhadas anteriormente, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o blog do Agência10x para mais dicas de marketing digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.