Colocar o GOOGLE ANALYTICS Não Faz o seu SITE Aparecer nas Buscas

Colocar o GOOGLE ANALYTICS Não Faz o seu SITE Aparecer nas Buscas

Neste artigo, eu trago um pouco sobre a velha crença de que “O Google está sempre olhando o que as pessoas fazem na internet”, ou ainda, “O Chorme quer roubar alguns dados”. Para dar clareza sobre o tema, compartilho como é o comportamento do Google frente a algumas informações e, claro, o que se espera ao colocar o Google Analytics. Dá só uma olhada! 

O que acontece ao colocar o Google Analytics no seu site? Afinal, ferramenta mostra as páginas nas buscas? 

Vale dizer que não quero afirmar se o Google é bom ou mau. A intenção é de apenas pensar no estudo de Eric Enge, famoso autor do livro “A arte de SEO”. Na pesquisa, esse cara buscou entender o seguinte: será que o Google utiliza dados do Google Analytics para descobrir novas páginas da internet? 

Aqui cabe a observação de que, querendo ou não, o G.A é a maior plataforma do mundo para mensuração de dados. Mas, será que a empresa usa mesmo as informações para descobrir novas páginas? 

No estudo do Eric, em parceria com outras pessoas, ele fez diversos testes… Criou páginas, colocou o código do Analytics, pediu que usuários fizem o acesso sem a extensão do Chrome, etc. 

O resultado foi que, mesmo com o código, não foi detectada nenhuma atividade da ferramenta naquelas páginas. Ou seja, colocar o Google não faz o seu site aparecer nos resultados de busca. Sendo assim, é muito seguro você, por exemplo, deixar novas páginas em ambiente de homologação e já usar o Google Analytics nelas. 

Mas, “Fabio, e se ele fosse pego pelo Google Chrome?” Também foi comprovado que não há descoberta e leitura dessas novas páginas. 

Como fazer a indexação de novas páginas do site? 

O primeiro passo é se cadastrar no Google Search Console. Lá, você coloca o arquivo do seu site e a ferramenta autoriza a utilização dos dados. 

Já essas informações podem ser inseridas e exploradas na ferramenta. Uma ótima estratégia é inserir o seu arquivo de sitemap, uma listagem de páginas com o pedido de que os robôs do Google leiam-as. 

Outra opção é usar a Ping-o-Matic, uma ferramenta gratuita. Nela, você coloca a URL de uma página ou do seu fedd e, então, a ferramenta vai “pingar” todos os serviços que leem informações na internet. Um deles é o Google. Mais uma dica… Para quem já usa o WordPress, é importante saber que ele também tem um sistema automático de ping. 

Por último, mas não menos importante… Em um evento da Moz com, há alguns anos, descobri que existe uma ferramenta do Google própria para você informar e inserir novas URLs. 

Beleza? Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite mais informações sobre ferramentas e gestão aqui no blog do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.