ferramentas de SEO

Ferramentas de SEO que Cabem no Bolso de Eugências

Você é uma “eugência” — uma agência que ainda está começando — ou um trabalhador freelancer e está com o orçamento apertado? Se sim, provavelmente você está se enrolando para conseguir pagar algumas ferramentas de SEO que são importantes para o dia a dia.

Mas, sabia que existem alternativas que cabem no seu bolso? Olha só esse vídeo que traz algumas opções interessantes para você!

Ferramentas de SEO gratuitas para usar na sua eugência

A primeira ferramenta de SEO que todo mundo pensa em assinar é a SEM Rush. Entretanto, a mensalidade mais barata é US120. Com o dólar superando os R$5, o investimento por mês acaba superando os R$600.

Então, foram selecionadas algumas alternativas que são gratuitas! Ou seja, nesse primeiro momento você não vai precisar pagar nada. Depois, se quiser experimentar uma versão premium, todas elas possuem opções pagas que desbloqueiam novas funções.

Veja só:

Answer the Public

Ao abrir a ferramenta, você vai encontrar uma barra de busca. Coloque o termo que você quer — por exemplo, “marketing digital” —, selecione o Brasil e a língua portuguesa. Então, será encaminhado para uma página que mostra diversas opções de perguntas em relação a esse termo.

No caso do nosso exemplo, você encontrará 337 resultados, dos quais 51 deles são questões que são frequentemente procuradas no Google, como:

  • “por que marketing digital é importante”;
  • “por que estudar marketing digital”;
  • “como trabalhar com marketing digital pelo celular”;
  • “onde aprender marketing digital”;
  • etc.

Também retornam resultados com preposições, comparações e diversas outras opções. Então você vai poder entender o que está sendo buscado no universo daquela palavra-chave.

O site recolhe seus cookies e contabiliza as vezes que você faz uma pesquisa. Depois que você atingir o limite de buscas do dia, eles vão te encaminhar para a página que oferece a versão Pro. Caso isso aconteça, abra o site no navegador anônimo.

AlsoAsked

Sabe quando você pesquisa algo no Google e, no meio dos resultados, aparece uma caixinha com “as pessoas também perguntam”? Então, o AlsoAsked funciona dessa mesma forma. Ele filtra essas opções que estão sendo buscadas e coloca tudo dentro de sua ferramenta.

Então, vá ao site, pesquise o termo desejado e selecione o idioma português. Você encontrará uma “árvore” de palavras-chave que estão ligadas uma à outra, a partir dessa primeira que você buscou.

Google Keyword Planner

Essa é uma função que o próprio Google disponibiliza. Se você ou o seu cliente já utilizam o Google Ads, então essa é uma ferramenta totalmente gratuita e com algumas funcionalidades extra.

É o caso da análise de volume de busca. Se você tem esse investimento, ele te mostra a quantia exata daquela palavra-chave. No caso contrário, ele te mostrará uma estimativa aproximada.

Keyword Tool

Essa é uma das mais antigas, tendo começado como uma ferramenta de sugestões do Google. Hoje ela é mais completa, trazendo palavras-chave relacionadas ao termo buscado no idioma selecionado.

Ele mostra os números de volume de busca, tendências e custo por clique apenas nas primeiras da lista. Para ver o resto, é preciso garantir a versão Pro.

Xenu Link Sneuth

Migrando o tema para a busca de problemas em páginas da internet, você pode contar com o Xenu Link Sneuth. Ela é bastante antiga, sendo uma das primeiras do tipo. 

Funciona com um robô que verifica links quebrados, description, titles e outros aspectos importantes para fazer a auditoria

Não tem limites, mas é recomendada para sites pequenos. Isso porque ela poderá travar o seu computador ao analisar um grande número de páginas.

Screaming Frog

Com a versão gratuita, você consegue fazer uma auditoria de sites de até 500 páginas. E isso é ótimo porque eugências geralmente fazem serviços para quem tem algum site pequeno.

A ferramenta monta relatórios e cria gráficos que analisam muitos aspectos das páginas. São muitas versões de detalhamentos. Você ainda pode conectá-lo com API do Search Console, do Moz ou mesmo do Lighthouse do Google.

Beleza?

Gostou de conhecer as ferramentas de SEO gratuitas para eugências? Aqui no blog da Agência10x você vai encontrar muitas dicas para quem está começando, como nosso artigo sobre Ferramentas Para a Equipe Comercial da sua agência

E para você que está começando, eu desenvolvi o curso o Eugência10x. Ele é totalmente focado em solucionar os desafios das agências que estão começando, para fazer você ter mais resultados e crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE