Contratos da Agência — Como Reajustar Preços

Contratos da Agência — Como Reajustar Preços

Fala, galera! Desta vez, o assunto é contratos da agência. Mais especificamente, vou mostrar como reajustar preços em renovações contratuais. Então, se você é dono de agência ou mesmo freelancer ou consultor de marketing digital, fique ligado nas sacadas! 

Eu tenho certeza que todas as indicações vão te ajudar a garantir os seus lucros e, assim, escalar os seus negócios!

Afinal, como reajustar preços em contratos da agência? 

Antes de falar sobre a atualização de valores, preciso comentar o cenário comum dos contratos. Geralmente, as agências digitais trabalham com documentos contratuais válidos por determinado tempo. Após esse período, há o momento de renovação, assim como acontece em aluguel de casa e de apartamento. 

Nesse ponto, há a adequação de valores. Mas, como reajustar preços? O que eu sugiro é, primeiramente, usar um contrato com tempo maior — o período de um ano é excelente. Em seguida, vem os outros cuidados. Veja: 

Avaliação da inflação 

Você precisa sempre considerar a inflação anual. Sendo assim, não dá para usar os mesmos valores todos os anos. Caso contrário, o seu poder de compra diminui e, consequentemente, a sua margem de lucro também cai. 

“Mas, como assim, Ricotta?” 

Um exemplo: se você usava um contrato de 12 mil em 2020 e mantiver esse valor em 2021, o seu poder de aquisição vai diminuir, porque, o que antes dava para comprar com determinado valor, agora, não dá mais. 

Faça a previsão do reajuste 

Agora que você já sabe o ponto principal de como reajustar preços, podemos pensar na previsibilidade. Então, logo no primeiro contrato do projeto, você já coloca que, a cada ano, terá reajuste de preço. 

Outras solução é, quando chegar ao 11º mês do projeto, colocar um aditivo no contrato de que, na renovação, haverá reajuste. Já a terceira opção é esperar o contrato expirar e fazer uma nova minuta com os valores atualizados. 

O que eu indico é a primeira alternativa, ou seja, fazer contratos mais longos com o reajuste já descrito. 

Considere o índice de inflação 

É possível buscar informações e instruções sobre o índice de inflação. Para saber os preços certos, você pode se consultar pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) no Google. Acesse o portal da FGV e outras tabelas. 

O ponto principal é olhar o “acúmulo dos últimos 12 meses”.  Repare no último valor, você vai pegar isso e somar ao preço do seu contrato

Como apresentar o reajuste de preços

Já na apresentação da proposta comercial ou da renovação, é importante você mostrar que há o reajuste de valores e de qual forma isso é feito. Lembre-se sempre que a clareza para o seu cliente é a base de tudo. 

Além disso, nos casos de renovação de contratos da agência, vale colocar os resultados obtidos e o quanto de dinheiro os seus serviços proporcionaram para o cliente. 

Dica bônus: diga “não” ao “trabalho” ou escopo extra pelo mesmo valor. Fazer além ou, até mesmo, dar desconto pode ser o vilão da sua agência

Beleza? 

Espero que você tenha gostado de saber como reajustar preços em contratos da agência. Confira mais sacadas sobre gestão e marketing digital aqui no blog do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE