Devo Prospectar Clientes por Telefone Para Minha Agência?

Devo Prospectar Clientes por Telefone Para Minha Agência?

Recebi uma pergunta em um webinar que estava ministrando, a pessoa perguntou: “Fabio, será que é interessante prospectar clientes por telefone para quem trabalha com marketing digital?”. Como esta é uma dúvida comum, vou responder ela hoje para vocês!

Prospectar clientes por telefone

Além de questionar sobre a prospecão lembro que a pessoa até falou “eu devo sair ligando para várias empresas oferecendo meu serviço de marketing digital?”.

Naquele momento respondi que a experiência que já tive é que esse não é o melhor modelo. Acredito que para quem trabalha com marketing digital existem outras maneiras de fazer aproximação mais interessantes ao invés de prospectar clientes por telefone.

Por que não fazer prospecção ativa por telefone?

“Sair ligando”, como disse a pessoa que me fez a pergunta, com certeza, é uma forma mais “agressiva” de se aproximar do prospect. O problema é que nessa situação, não há um contato prévio nem rapport.

A pessoa do outro lado da linha não está esperando um contato seu e, portanto, pode estar menos aberta a te ouvir. Isso faz com que seja mais difícil criar uma boa conexão com a pessoa.

Como se aproximar do prospect de forma assertiva?

A minha opinião e prática é fazer a prospecção por e-mail ou redes sociais. Por esses meios é possível descobrir os problemas, as dores, do seu prospect.

Quer saber se ele tem algum problema de marketing digital que você consiga resolver? Dê uma olhada no site dele, pesquise por ele no Google, veja como é a presença dele nas redes sociais. Será que o site dele é responsivo? E nos buscadores, será que ele está bem rankeado? Ou ainda será que ele ou a concorrência dele fazem anúncios de links patrocinados?

Conhecendo as dores, o próximo passo é procurar a pessoa certa lá dentro para falar sobre o assunto. No caso de marketing digital, normalmente é a área de marketing ou de TI.

Então é só ir no LinkedIn, procurar pela empresa e filtrar pessoas pelo cargo. Em seguida, adicione quem achar que vai funcionar como contato, se apresentar e demonstrar uma prévia da sua proposta.

Essa forma de apresentação é melhor, pois é escalável. Se a pessoa te responder, seja claro, explique os problemas que encontrou e depois disso, peça o contato para ligar. Nesse cenário, ela já está está esperando a sua ligação e vocês já criaram rapport, então a abordagem será muito mais acertada.

Espero ter respondido a dúvida sobre como prospectar clientes por telefone com a abordagem correta! Para mais conteúdos sobre marketing digital confira os outros artigos que preparei aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário em “Devo Prospectar Clientes por Telefone Para Minha Agência?

  • Perfeito,

    Já tentei prospectar por telefone, e sempre é uma busca por quem é o responsável do setor que acaba com um “Vamos retornar a ligação depois”… quando você aponta o problema em 80% dos casos (que aconteceram comigo) o pessoal da empresa já conhece o problema, e assim fica mais fácil se você tiver um leque de soluções.

    Obs.: tentei por e-mail também, mas o melhor resultado foi o linkedin

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE