Review do livro: Purple Cow - Marca Texto com Fabio Ricotta

Review do livro: Purple Cow – Marca Texto com Fabio Ricotta

Olá, seja bem-vindo ao primeiro episódio do Marca Texto: Purple Cow. 

Essa série é uma oportunidade de compartilhar com você alguns insights que eu tive a partir de leituras. Agora, por que o Marca Texto? Ao contrário de muita gente, eu prefiro os livros impressos mesmo e, para ler, uso sempre uma caneta de grifar.

O que eu venho dividir, então, são as minhas marcações de texto. A primeira leitura é da obra Purple Cow (Vaca Roxa) do Seth Godin, publicado em 2015. A versão original (em inglês) está disponível na Amazon. Já as traduções, você talvez encontre em sebos. 

O que é o conceito Purple Cow? 

O Godin é um cara muito fera, que trabalha bastante conteúdos sobre marketing. Mas, afinal, qual o conceito da Vaca Roxa dentro do cenário em que trabalhamos? 

Pense o seguinte: o que você faria, caso se deparasse com uam vaca roxa? Causaria muito espanto, certo? Esse é o mesmo objetivo que o livro traz para as empresas… Ser surpreendente, sobretudo, memorável.
Dá só uma olhado em outros trechos que eu gifei sobre isso: 

Seja Purple Cow

O Godin distingue os vários “Ps” que existem (produto, preço, promoção, posicionamento, permissão, publicidade, etc.). O foco é o novo P: Purple Cow. Nesse sentido, o autor conta que é necessário tirar os fatores chatos e monótonos da sua empresa. 

Além disso, há a sacada de jogar um produto e colocar bastante marketing nele

A Curva de Moore 

A famosa curva de moore, feita para explicar as ações e recepções no mercado, funciona assim: na base, fica o grupo que possui o objetivo de inovar, só que simplesmente por ser “o primeirão”. Em seguida, vem a intenção de testar. Já o  topo da curva representa a grande massa, ou seja, é a expansão da ideia, da marca, do produto. 

Por fim, vem o grupo que podemos chamar de atrasados, ou seja, aqueles que só descobrem a novidade tardiamente. 

A pura verdade sobre o marketing 

Outro trecho muito bacana do Purple Cow é o que ele fala sobre a pura verdade do marketing. 

As pessoas podem não comprar o seu produto porque elas não têm dinheiro, tempo ou, ainda, por não querem mesmo. Se não há dinheiro, é preciso ajustar produto e valor. Agora, se falta tempo e entendimento, você será tratado como invisível. 

Infomerciais 

Mais uma parte que eu grifei foi a sobre infomerciais. A ideia é o autor traz é a de comprar anúncios, ter mais distribuição e um número maior de vendas de produto ou serviços. Só uma observação: hoje, no centro, não está mais o produto, mas o conteúdo. Isso é o que eu defendo. 

Ainda sobre produto, o ator sugere o lançamento de coisas básicas combinados com um grande marketing

Relevância e atenção do público 

Nos dias de hoje, são os consumidores que escolhem o que eles desejam ouvir ou ignorar. Mas quais são os fatores de decisão? O autor dá um exemplo bem bacana que é o segredo dos anúncios do Google (a relevância e o jeito que as pessoas interagem com eles). 

Aliás, uma das coisas que o Google mais faz na sua página de resultados é mudar o formato dos anúncios. Assim, fica mais difícil dos usuários reconhecê-los. Existe até uma teoria da conspiração que diz que, em breve, os anúncios serão exibidos no meio dos resultados orgânicos. 

Achar um nicho de mercado 

Mais uma sacada do Purple Cow é encontrar um nicho ideal para você.

Para isso, faça uma lista de concorrentes que não desejam agradar todo mundo. Depois, veja se eles estão performando melhor que a sua empresa. Se você pudesse pegar um nicho de tudo, qual seria? A ideia é super segmentar e por que não lançar um produto dentro de uma subcategoria? Eu basicamente fiz isso com a Mestre, já que foquei somente no SEO e inbound marketing

Inovar e receber críticas

O Godin também fala que as pessoas têm medo de inovar. Mas, se você estiver agindo para agradar todo mundo, você pode não ser a vaca roxa. Então, sempre vale apostar no que é diferente. 

Sobre as críticas, o livro conta que elas sempre vêm para aqueles que aparecem e deslancham. Sendo assim, se você recebe considerações, é porque está em um bom caminho. 

No geral, o livro é muito valioso para você buscar sacadas que realmente façam a diferença nos seus negócios. Ah, mais uma ideia importante… O Godin afirma que um bom líder também precisa ser memorável, assim como a Purple Cow. 

Beleza? Espero que você tenha gostado desse review. 

Se você ainda não conhece o blog do Agência10x, continue por aqui e descubra mais sobre gestão e marketing digital. 

Um forte abraço e até o próximo Marca Texto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE