Sazonalidade na Internet e no Marketing Digital

Sazonalidade na Internet e no Marketing Digital

Olá, sou o Fabio Ricotta e ao longo dos anos, percebendo alguns movimentos de clientes e entendendo um pouco mais de mercado, uma das coisas que venho percebendo no mundo digital é o potencial da sazonalidade na internet.

Quer saber o que é isso? Confira no post abaixo que explico tudo para você!

O que é sazonalidade na internet?

Alguns exemplos são o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, etc. Ou seja, são momentos em que existe um pico de compras para determinados segmentos de mercado.

Nós chamamos isso de sazonalidade, que é quando acontece algum pico de busca ocasionado por um evento, como a Olimpíada. E você, que atua no mercado digital, pode aproveitar esse tipo de acontecimento para se preparar e criar campanhas.

Por exemplo, nós temos um cliente chamado Giuliana Flores que trabalha bem a sua sazonalidade na internet.

Um exemplo são as datas próximas ao Dia dos Namorados, em que as pessoas buscam e compram muitas flores para presentear e para entrega. O detalhe especial é que existe uma busca muito forte nessa época.

Então, como profissionais desta área, precisamos antecipar esses momentos e criar uma estratégia para que o nosso site ou negócio digital esteja presente e preparado para o aumento de procura por parte dos usuários.

Primeiro passo — descubra os pontos de sazonalidades do seu ramo

O primeiro passo importante é descobrir quais são as sazonalidades na internet para o meio em que atua.

A principal ferramenta para descobrir isso é Google Insights ou o Google Trends, como também é chamado.

Essa ferramenta serve para pesquisar as tendências de visitas para certo segmento de mercado para uma determinada palavra-chave.

Basta entrar na ferramenta (dá para encontrá-la digitando no Google) e inserir uma palavra-chave no campo de busca. Um exemplo utilizando o nosso cliente é digitar “flores” e pesquisar por este termo.

Você vai observar nos resultados que há certos picos de busca ao longo dos anos e meses, as datas especiais para esta palavra-chave, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e etc.

Segundo passo — antecipe os picos de busca

Nós, como profissionais do mercado, precisamos nos antecipar como? Criando estratégias com antecedência que vão estar presentes e rodando no momento do pico.

Normalmente criamos banners para anunciar no Adwords, artes para o site, e e-mails marketing para atacar a sazonalidade na internet com desconto e incentivar a pessoa comprar.

Outra alternativa é o próprio SEO, que deve ser trabalhado para posicionar uma página específica, que trate do assunto da sazonalidade.

O importante é que você veja tudo o que você faz em marketing digital e pense “como minha persona vai alcançar essa informação naquele dia especial?”.

Isso vai determinar exatamente o que você precisa fazer. Eu recomendo normalmente que você busque a sazonalidade na internet bem no começo de qualquer projeto e antecipe em pelo menos três meses o que você vai fazer.

Tente detalhar exatamente o que vai ser feito ao longo destes três meses antes dessa data especial.

Não seja como algumas empresas que nos procuraram uma semana antes da Black Friday, para fazer alguma campanha. O que é praticamente impossível.

Isso porque várias empresas passaram os últimos três ou quatro meses se planejando para aquela data especial. Se você quer fazer alguma estratégia em cima da hora, conseguirá lançar uma campanha ou mandar um e-mail para base com desconto, no máximo.

Porém, se você tem mais tempo para criar algo mais denso, consegue deixar engatilhada uma boa estrutura de campanhas, com técnicas de remarketing bem integradas, e-mails que vão antecipando a sensação de oportunidade e assim você pode explorar várias sacadas!

Essa é a ideia de sazonalidade na internet. Espero que você tenha gostado das dicas! Se você tem um negócio, não deixe de aproveitar os momentos de pico de pesquisa de usuários para criar uma boa estratégia!

Para mais conteúdos que fazem a sua agência digital crescer, continue acompanhando o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE