A Passagem de Bastão Entre Comercial e Operacional

A Passagem de Bastão Entre Comercial e Operacional

Vou compartilhar sobre a importância de fazer uma “passagem de bastão” bem feita dentro da sua agência digital. Equipe comercial e operacional precisam conversar. Ou seja, saiba como vai ser o processo de transição da equipe de vendas para os times que vão executar as tarefas.

Como alinhar equipe comercial e operacional

Um dos primeiros pontos que você tem que ter clareza é sobre tudo o que foi falado na hora da negociação. Anote tudo o que você negociou e até mesmo outros detalhes que foram conversados, como quem é o cliente, necessidades, experiências que já passou, metas e todas as impressões e sentimentos que o cliente foi manifestando.

Crie um documento

Monte um documento com essas informações para passar ao time operacional. Assim, eles terão muito mais entendimento sobre como foi a etapa antes de chegar até a operação.

É como se fosse uma triagem em um pronto-socorro. Você é atendido por um profissional antes de ser consultado com um médico. Por isso, o que você vai fazer é bem semelhante, é como se fosse criar um prontuário para que, antes mesmo de agir, sua equipe tenha clareza sobre o cliente que irá atender, suas dores e necessidades.

O benefício da boa passagem de bastão

A passagem de bastão bem feita evita que você faça perguntas do zero. Imagine que seu comercial fechou e, na hora de conversar com o time operacional, o cliente tenha que responder as mesmas perguntas novamente. Esse é o tipo de situação chata que pode gerar uma situação delicada e redundante.

Busque por mais informações

Se você já contar com o documento que tenha as impressões do seu cliente e do momento da negociação, sua equipe pode fazer a leitura e, no momento de se aproximar do cliente, pode “escavar” ainda mais as informações.

Por exemplo: seu analista operacional pode iniciar a conversa falando que já sabe algumas informações, quais são elas e perguntar outras mais específicas que ele vai precisar para tocar o trabalho.

Isso vai fazer com que seu cliente se sinta em casa, vai demonstrar que sua equipe trabalha alinhada e que, juntos, vocês buscam os melhores resultados.

É um processo simples, mas que pode fazer total diferença para o dia a dia da sua agência digital.

Continue elevando seus conhecimentos com os artigos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE