Como Demitir Clientes ou Negar Serviços Para Clientes Inadequados

Como Demitir Clientes ou Negar Serviços Para Clientes Inadequados

Muitos desejam saber sobre como demitir clientes. Talvez seja um dos pontos mais controversos do mercado falar “Ah, mas você nunca pode negar um trabalho”. Errado!

Existem momentos da sua empresa em que, caso você aceite determinado projeto, esse cliente pode fazer mais mal do que bem para a sua empresa. Já passei por casos em que alguns clientes desrespeitaram e até chegaram a ofender pessoas da minha equipe, o que causa desânimo e desestimula o time.

Como demitir clientes na sua agência digital?

Primeiro, você precisa entender qual é o perfil de cliente ideal para sua agência digital. Além de questões técnicas e relacionadas a faturamento, você também tem que traçar um perfil comportamental. Por exemplo: “eu quero um cliente com estilo de liderança agradável de lidar”.

Tenha atenção na etapa comercial

Um dos grandes segredos para aplicar no dia a dia está na etapa do processo comercial. Tenha atenção aos detalhes.

Como foi a abordagem do cliente comercial? Se você notou que ele teve um comportamento ríspido logo nos primeiros contatos, ou mesmo se exigiu resposta “para ontem” em relação à solicitação de orçamento, você já tem um indicativo de que não é o melhor perfil para se trabalhar.

Pense nos motivos pelos quais você quer demitir um cliente.

Existem dois cenários básicos:

  • ou ele não está te dando lucro;
  • ou está causando problemas para a sua equipe.

Estes dois cenários, frente aos pontos importantes que você já analisou, podem pressionar você a chegar até uma “demissão”.

Qual o melhor momento para “demitir” um cliente?

A melhor forma de “demitir” o cliente que não dá lucro é na hora da renovação. É um bom momento para você explicar que, do jeito que está, não poderá seguir com o projeto porque está dando prejuízo para a sua agência.

Se o cliente insistir, você pode ajustar o valor e apresentar a nova proposta para que você não tenha mais prejuízo.

O que fazer no caso do cliente ser tóxico?

No caso do cliente tóxico que está prejudicando o seu time, você pode comunicar antes do período de renovação algo como: “nós entendemos que para os próximos 12 meses, infelizmente não poderemos caminhar com o modelo de mercado que a sua empresa segue”.

Essa é uma forma suave de falar que você não quer seguir com o cliente. Lembre-se de que você não deve muitas explicações.

Negar antes de iniciar um projeto é mais simples. Você pode desde o começo já nem mesmo passar a proposta porque você entende que não é o momento para fechar uma parceria.

Isso porque, mesmo que a pessoa fique com muita raiva, é melhor passar por esse estresse rápido do que sofrer com dor de cabeça com os problemas no futuro.

Lembre-se de que nenhuma empresa vale o sossego de você ter um time bem tratado e uma empresa lucrativa. Não vale a pena, por nenhum valor, um cliente que maltrata o seu colaborador.

Além disso, muitas vezes, outro erro clássico é confundir faturamento com lucro. Tenha atenção com os clientes que fazem você gastar mais do que ganhar.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Confira outros conteúdos no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE