Saiba Como Se Sentir Motivado Quando Perder Um Cliente

Como Se Sentir Motivado Quando Perder Um Cliente

No decorrer da minha carreira, já perdi diversos clientes. Com base na minha experiência com isso, vou responder uma pergunta que recebi no meu Instagram (@fabioricotta): “Como se sentir motivado quando perder um cliente da agência?”.

Como se sentir motivado ao perder clientes?

Primeiro de tudo, você não deve se orgulhar por perder clientes, a não ser que esses clientes façam mal para sua agência digital. São alguns exemplos: clientes que não pagam pelo que recebem, ou que pedem muito mais do que o escopo, além dos que detonam com a sua cultura, passando por cima dos seus colaboradores, são o tipo de cliente não vale a pena manter na sua empresa.

2 visões para motivar você

Agora, precisamos falar daqueles clientes para os quais estamos entregando um bom trabalho, mas que decidem sair da agência.

Visão positiva

A primeira visão é positiva, sempre que você perde um cliente, é a oportunidade de encontrar um melhor. Essa é a forma positiva de lidar com isso. Às vezes, você perdeu um cliente que te pagava R$ 2 mil e, agora, abriu-se uma nova porta para a entrada de um novo cliente, pois sua equipe está disponível.

Se você não estiver sozinho no comercial, esse é o momento de motivar o time para encontrar um cliente maior, mesmo que seja apenas 5% maior. Não é fácil e, na verdade, pode ser mais trabalhoso encontrar um cliente melhor, mas os resultados também serão melhores.

Visão mais “agressiva”

A segunda visão é mais “agressiva”. Lembre-se de que você precisa pagar contas.

Por mais difícil que pareça, precisamos nos reinventar para conseguir mais resultados e, apesar de ser mais agressiva, essa motivação de que temos contas a pagar, é uma das que mais funcionam.

Por exemplo: quando temos cinco renovações para fazer no mês, mas só acontece uma, o que fazemos? Chegamos junto do time comercial para gerar novas estratégias!

Como transferir a visão de perda para o seu time?

Tirando o caso do cliente tóxico, não está tudo bem perder cliente. Você precisa transferir essa visão de grande perda para o seu time.

Na Mestre, temos metas ligadas ao churning para os analistas. Isso implica que o “peso da perda” é compartilhado. Assim, se o cliente sai, impacta diretamente nas metas dos colaboradores que, devido a isso, talvez não consigam ser promovidos. Ou seja, toda a equipe trabalha de forma engajada para que o cliente esteja sempre satisfeito.

Continue no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE