Conheça Alguns Indicadores Para o RH

Conheça Alguns Indicadores Para o RH

Hoje quero falar sobre “indicadores para o RH” porque nos últimos dias tenho focado em nossos processos internos.

Indicadores para o RH

Recentemente, estive no Facebook para uma reunião com nosso gerente de contas, que avaliou nosso fluxo de organização. Ele fez uma pergunta que também quero que você reflita sobre o seu caso: “turnover (taxa que mede a rotatividade de pessoas na empresa) é importante para você?”.

1. Turnover é importante para você?

Vale a pena você analisar os indicadores que fazem sentido para o seu caso. Na Agência Mestre, por exemplo, o começo do ano conta com mais saídas do que em outros períodos. Já que tenho essa previsão, tenho que resolver o problema da reposição, afinal, essa saída de funcionários atrasa entregáveis e todo o fluxo.

Se você tem esse tipo de previsibilidade, uma boa dica é se adiantar. Que tal, então, contratar mais pessoas nos meses antes ao período em que você sabe que ocorre mais saídas?

Minha visão sobre turnover

No meu caso, falando da Agência Mestre, o turnover é um problema sim. Ao meu modo de ver, o turnover nunca é bom. Afinal, quando alguém sai, você tem uma perda de conhecimento, já que a pessoa que saiu tinha domínio sobre os processos e entregáveis.

2. Tempo médio de promoção

Outro indicador que acompanhamos na Agência Mestre é o tempo médio de promoção dos colaboradores dentro de cada área.

Com esse dado, temos mais clareza sobre o crescimento de cada setor. Também podemos demonstrar com informações concisas para os colabores que eles podem crescer ou mesmo se estão “atrasados” em relação ao tempo comum de promoção da área.

3. Percentual de efetivação

Mais um indicador que estamos acompanhando é o percentual de efetivação das pessoas após 90 dias. Isso vai medir se fizemos o recrutamento da forma correta.

Depois de ser recrutada pelo RH e pelo líder da área, significa que a pessoa passou pela triagem deles, assumiu a responsabilidade e trabalhou no setor dela. Então, nesses três meses podemos avaliar com eficácia o trabalho executado.

Nos três primeiros meses, os colaboradores estão com mais energia e a tendência é que eles deem o melhor de si. Não pense que eles vão dar o melhor de si só depois da efetivação. Eles vão dar o melhor de si quando chegarem, pois estão em um lugar novo com energia nova.

Se a pessoa não está tão alinhada à cultura da empresa e aos processos, esse é o momento para não deixar passar, pois foi um erro de contratação e é isso que esse percentual vai medir.

Aproveite para conferir artigos de temáticas relacionadas no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE