Padronização de Entregáveis em Marketing Digital

Padronização de Entregáveis em Marketing Digital

Você sabe o que é a padronização de entregáveis no Marketing Digital?

Esse conceito serve para que você possa entregar conceitos e ideias mais claras para seu cliente. É como “empacotar” uma solução e oferecê-la pronta.

Existem dois tipos de trabalho que você pode oferecer: o artesanal, feito à mão, com cuidado e totalmente adaptado ao cliente, ou o “empacotado”, no qual você decide, entre o que pode oferecer, a solução que seria mais viável para aquele cliente específico.

Qual funciona melhor e como trabalhar com eles? É sobre isso que falaremos neste artigo!

Padronização ou trabalho artesanal?

O trabalho artesanal é muito legal, principalmente quando você tem poucos clientes e quer oferecer um nível maior de customização. Assim ele pode fazer como quiser, com as palavras dele, a metodologia dele. Normalmente são projetos com um valor mais alto, porque não dá para replicar em volumes grandes.

Porém, esse método de trabalho deixa seu cliente um pouco mais confortável, pois o processo da agência se adequará a ele, e não o contrário.

Por outro lado, o método do “pacotinho”, ou padronização, envolve identificar os problemas mais comuns e suas soluções, e então aplicá-las como modelos.

Um site, por exemplo, se fosse artesanal, você faria do zero conforme o gosto do cliente, estilo, forma de comunicação com o público-alvo dele e inspirações. É basicamente uma plataforma que começa do zero.

Entretanto, há o modelo “empacotado”.

Conheci um cara que era da Austrália na MozCon, nos Estados Unidos. Ele disse que na agência dele, um projeto de site saía em três semanas.

Perguntei como ele fazia isso, porque aqui na Mestre são pelo menos quatro meses para sair um projeto!

Ele me explicou que a diferença é que ele não oferece um nível alto de customização. Disse que tem templates pré definidos e funcionalidades, também. Se o cliente deseja sair disso, ele não atende.

Ele nichou os possíveis clientes dele por segmento, como dentistas e restaurantes, e para cada um ele tinha três modelos para cada tipo.

Vantagens da padronização

Por que eu julgo a padronização algo positivo?

1. Equipe de vendas mais rápida e dinâmica

Uma vez que existem pacotes prontos, não existe tanta dúvida sobre os custos, ou discussões sobre valores, pois estão todos estabelecidos para cada pacote. Não se gasta, então, tanto tempo no orçamento, com levantamentos.

Todo o contato é destinado às dúvidas do cliente, pois o preço já está fechado.

2. Equipe de trabalho com mais dinamismo

Todas as equipes de trabalho sabem exatamente o que está incluído em cada pacote ou escopo de projeto. Ninguém precisa ficar pensando se algo está ou não está no escopo, portanto é melhor trabalhar com pacote A,B ou C, pois fica mais fácil de a sua equipe identificar e desenvolver cada um.

Em termos de processo, também, a sua equipe estará preparada para aquilo. O processo para desenvolvimento já estará alinhado.

Pense, por exemplo, se você chega em uma lanchonete e pede batatas fritas sem sal. É um problema sério, pois por padrão eles já criam a batata colocando o sal. Então, eles vão precisar fritar uma nova batata, separar a sua e colocar sal no resto. Percebe como é complicado?

Levando isso para o exemplo de uma agência digital, com o modelo de pacote você ganha em escala e em velocidade para o seu cliente.

Porque a criação de pequenos pacotes de entregáveis é mais vantajosa?

Existem pacotes com serviços que eu já ofereci que deram ou não deram certo aqui na agência. A ideia é olhar os que deram certo e empacotar de forma mais organizada. Um exemplo é trabalhar auditoria de SEO para clientes de e-commerce. Eu empacoto esse trabalho, e daí o meu time comercial e também o time operacional sabem o que é, e é mais fácil de vender isso para o cliente.

Dessa maneira, tudo fica muito mais escalável em longo prazo, uma vez que todo o processo foi definido para fazer esse entregável. Com poucos clientes, para ser artesanal, eu acabo perdendo volume. Não consigo fazer um volume grande e o tempo não será um aliado na entrega.

Quando você compara o artesanal com o modelo de padronização, você vai ter de um lado uma entrega única, que não envolve volume, mas que por outro ponto o valor é mais alto, enquanto do outro lado você terá entregas mais padronizadas, ganhando em volume e também na eficiência para escalar sua agência.

São dois cenários que uma agência podem trabalhar. Se você tem desafios de tempo ou quer crescer seu faturamento, precisa investir em processo e padronização de entregáveis para poder ter uma escala maior!

No meu treinamento, o Agência 10x, para donos de empresa, eu cubro itens como esse que acabei de falar, sobre padronização, processo, recrutamento e tudo o que tem a ver com gestão de uma agência digital.

Confira os detalhes em nosso site e veja mais artigos no blog do Agência 10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE