Precificação — Como Trabalhar o Preço Certo em Agências Digitais?

Precificação — Como Trabalhar o Preço Certo em Agências Digitais?

O tema do artigo de hoje é precificação.  Portanto, se você já se perguntou “meu preço é o preço certo?”, vai gostar desse conteúdo!

Como definir o melhor valor na sua precificação?

Um dos pontos importantes que abordo no curso Agência10x é a precificação. Uma dica é não tornar o preço do mercado o seu principal indicador. O “preço certo” é definido por um bom planejamento que contempla a equação lucro = receita – despesas.

Apesar de muitos entenderem essa equação e saberem que ela é essencial, poucos a utilizam para calcular o preço dos serviços. Por isso, o ideal é utilizar uma planilha para organizar todos os dados, como:

  • custos operacionais;
  • administrativos;
  • seu próprio salário como CEO;
  • tributação;
  • margem de lucro, etc.

Como trabalhar o preço com assertividade?

Se você tem a sensação de que, ao final do mês, não sobra dinheiro nem para o seu próprio salário, seu problema é o preço. Para poder trabalhar com mais assertividade, você precisa de:

  • um plano de preços claro — o que vai ajudar a compreender com clareza o valor de cada serviço e entregável, ou seja, quanto realmente custa para sua empresa, para entender quanto vale para os clientes;
  • uma margem de lucro adaptada ao tamanho da sua empresa — é importante ter uma “margem de gordura” para poder trabalhar e não limitar seus ganhos e correr o risco até de ficar no prejuízo. Na planilha disponibilizada no Agência10x, você pode encontrar todos os dados a serem preenchidos e a margem ideal para seu negócio.

Um grande benefício de trabalhar com essa planilha de precificação, é a promoção de autonomia da sua equipe comercial, pois ela:

  • conta com os pacotes e serviços listados e precificados — o time comercial vai utilizar para encaixar o cliente em um ou mais serviços, sem precisar de validação para enviar as propostas, afinal, os preços não serão modificados;
  • ajuda na agilidade da tomada de decisões — com todo o modelo pronto, o processo se torna mais rápido e, consequentemente, os fechamentos de venda também.

O que as pessoas não costumam mensurar?

  • tempo de atendimento ao cliente — contato diário, reunião, etc;
  • tempo de gerenciamento — atividades que sua empresa desempenha diariamente para garantir resultados.

Entenda que muitas pessoas veem esses pontos como meros detalhes e precificam somente os serviços, esquecendo que o tempo para cumprir estas atividades também gera custos e precisa ser considerado. Pense nos custos e também nos resultados possíveis a serem gerados para seus clientes. Pergunte-se qual o impacto que seus serviços vão causar nos resultados palpáveis desse cliente.

Agora que já tem essas dicas em mãos, o que vai fazer com elas? Comente abaixo o que achou e continue aprofundando seus conhecimentos no blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE