Uma Forma Eficiente de Diminuir as Dúvidas da Equipe

Uma Forma Eficiente de Diminuir as Dúvidas da Equipe

Vou compartilhar algo que me ajudou bastante a diminuir as dúvidas da equipe de forma eficiente. Antes, ao chegar na agência, eu passava de mesa em mesa perguntando como podia ajudar. Quando acabava e ia para a minha mesa, tinha muita coisa para fazer. Por isso, trabalhava entre 10 a 12 horas por dia.

Como diminuir as dúvidas da equipe?

Já falei aqui sobre criar rituais para organizar o dia a dia e os fluxos da sua agência digital, mas preciso compartilhar mais um. Esse eu ainda não contei e faz toda a diferença! Estou falando do 1 a 1 técnico.

Como funciona o 1 a 1 técnico?

É basicamente tirar um tempo para conversar com sua equipe, de forma individual (como o nome já propõe) para sanar dúvidas técnicas.

Estabeleça uma rotina e só responda perguntas no dia estabelecido — pode ser uma vez ao mês, por exemplo. No começo, as pessoas podem ficar um pouco “bravas” por você não responder mais com prontidão as dúvidas delas.

Com o tempo, elas vão se acostumar a buscar resoluções para tópicos mais simples e irão reunir assuntos mais específicos para tratar no dia do 1 a 1. Elas vão se preparar, afinal, esse é um momento dedicado exclusivamente para isso.

O que tratar em um 1 a 1 técnico?

Você pode lidar com dois tipos de dúvidas:

  • dúvidas de um determinado projeto — os analistas podem levar seus questionamentos sobre casos específicos de projetos que não estão indo bem, projetos que o colaborador não está conseguindo bater meta ou mesmo entregar sucesso para o cliente;
  • dúvidas pontuais — como aspectos técnicos de ferramentas, por exemplo.

A grande sacada é que a pessoa não veja você apresentar uma solução sozinho. É importante que vocês possam fazer juntos para que o(a) colaborador(a) entenda o seu raciocínio por trás das ações. Assim, você vai potencializar o aprendizado e diminuir as dúvidas com o passar do tempo.

Esse modelo de ritual é praticado na Agência Mestre e a ideia é que seja aperfeiçoado conforme for aplicado.

Vai chegar um momento em que você vai precisar “cutucar” o(a) seu(sua) colaborador(a) para que apresente alguma dúvida. Nessa hora, você poderá comentar sobre projetos específicos que, segundo sua visão, podem melhorar em relação à performance. Você vai ver que, com o tempo, esses debates serão cada vez mais estratégicos!

Dica importante para aplicar o 1 a 1 técnico:

Lembre-se de que o começo desse ritual vai ser caótico. As pessoas podem começar a achar você inacessível, mas a verdade é que você estará se organizando para gerar escala.

Eu faço isso com os(as) líderes da Agência Mestre e, assim, ganho escala porque porque eles(as) vão impactar seus liderados e os projetos que estão debaixo da supervisão deles(as).

Você pode fazer o mesmo em sua agência digital.

Continue acompanhando o blog Agência10x para impulsionar sua agência digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE