3 Ferramentas que Automatizam Auditorias de SEO

3 Ferramentas que Automatizam Auditorias de SEO

Se você trabalha com SEO, talvez já tenha feito algum tipo de auditoria em um site ou varreu páginas na web para analisar quais problemas existiam nelas.

A auditoria de SEO é algo complexo de fazer, mas existem ferramentas que te ajudam a resolver esse problema de uma forma escalável em que você consegue pegar os problemas e identificá-los rapidamente.

Eu separei as três principais e todas elas são pagas. Não vou falar aqui do Google Search Console, que é a ferramenta do próprio Google que ajuda você a identificar alguns problemas, mas selecionei ferramentas que nos ajudam aqui na Mestre de forma bem interessante. Confira!

1. Auditorias de SEO com o Screaming Frog

A primeira é uma ferramenta bem antiga de SEO que funciona no modelo de crawler, ou seja,  um robô em que você configura um domínio ou uma lista de URLS e manda ela varrer esse material. 

Desta forma, ela vai descobrir todas as informações sobre título, meta description, robots, canonical, arquitetura, linkagem interna em tempo real para você.

A ferramenta não é um SaaS, ou seja, não é um software na cloud  em que você precisa ir lá solicitar. Ela opera direto na sua máquina, então consome sua banda e recurso de seu computador. 

Para sites muito grandes não funciona muito bem. A gente já testou e deu crash no computador, então pode sobrecarregar sua máquina e travar. Mas no geral, o Screaming Frog ajuda a detectar problemas de auditorias de SEO. Também dá para você ver vários gráficos para extrair dados de forma bem simples e rápida.

2. Moz

A segunda ferramenta que eu gosto é a ferramenta da Moz, na parte de Moz Tool e Analytics, onde você pode colocar o seu site que ela tem um crawler que fica navegando dentro das suas páginas, e assim, identificando problemas. 

Alguns pontos de análise desta ferramenta são melhores do que o Screaming Frog, como o conteúdo duplicado, títulos ausentes, meta description, linkagem interna, links quebrados, etc. 

Ela lista pra você de uma forma muito mais bonita e interessante, só que não é em tempo real. A ferramenta navega o seu site ao longo dos dias ou semanas e vai identificando os problemas do mesmo jeito a terceira ferramenta que eu venho falar aqui, que é a SEMrush.

3. SEMrush

Esta ferramenta faz a mesma coisa que a Moz e te oferece um panorama muito legal com uma funcionalidade chamada SEO Audit. Com ela você pode cadastrar um site e escolher seus competidores, monitorar palavras-chave, e listar vários problemas. 

O que eu gosto da SEMrush é que ela tem gráficos bem interessantes para adicionar em relatórios, para enviar ao seu cliente ou encaminhar o projeto para o seu gestor. 

Espero que tenha gostado das dicas de softwares para auditorias de SEO! Existem vários outros no mercado que eu poderia mencionar, mas são esses que nós usamos e que eu recomendo.  

Se tiver qualquer dúvida sobre essas ferramentas, deixe aqui nos comentários que vai ser um grande prazer te ajudar. 

Para mais conteúdos de marketing para sua agência digital, continue acompanhando o blog do Agência10X.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE