3 Formas de ENGAJAR e AUMENTAR a sua Lista de E-mail

3 Formas de ENGAJAR e AUMENTAR a sua Lista de E-mail

Fala, galera! 

Outro dia, um amigo meu me perguntou sobre como aumentar e engajar mais as pessoas na lista de e-mail. Então, eu resolvi passar para ele três estratégias que gosto bastante de fazer e, claro, também queria compartilhar com vocês. Veja só os detalhes de cada sacada!

Como engajar e aumentar a sua lista de e-mail? 

1. Utilize o pixel do Facebook Ads

Toda vez que uma pessoa se cadastra na sua lista de e-mail, seja em uma newsletter ou em um ebook, você tem uma página de agradecimento. Você pode colocar o pixel do Facebook nessa página e, assim, dá pra criar o que chamamos de audiência customizada. Isso significa que todas as pessoas que passarem por aquela página ficarão disponíveis no Facebook (se a rede social conseguir detectar os usuários). 

Existe ainda uma segunda função que é criar uma audiência similar àquela que já converteu. Ou seja, eu pego todo mundo que já converteu no meu site e gero a audiência similar para criar novos anúncios para pessoas com interesses, estilo e localização similares à audiência que eu já tenho. É uma forma de amplificar o meu alcance. Digo que essa é uma estratégia primária e tranquila para quem já está conseguindo ter alguns leads

Uma observação: quando você for criar esses anúncios de audiência similar, você vai precisar negativar o público que já converteu. Se não, você vai pagar para exibir novamente o anúncio para a pessoa que já está na sua base de e-mail. 

2. Perguntar o que o as pessoas desejam 

Uma outra forma de engajar um pouco mais as pessoas na sua lista de e-mail é perguntar o que elas querem. Por exemplo, a cada seis meses, eu costumo mandar um e-mail para a minha base dizendo: 

– Olá, eu sou o Fabio Ricotta. Tenho um dilema: não estou conseguindo ter ideais para publicar conteúdos no meu blog, Youtube ou Facebook. 

Eu compartilho isso e se eu tiver uma base de 20 mil pessoas e receber, pelo menos, vinte respostas são vinte sugestões de ideais para a minha audiência. 

A grande sacada aqui também é, toda vez que você pergunta o que as pessoas querem, você aumenta a sua conexão com elas, mostra que você está se importando com a sua audiência. Mas não basta perguntar, você tem que criar o que as pessoas querem.

3. Entender o gosto do usuário 

Mais uma tática para você criar anúncios, e-mails e conteúdos melhores, é entender o gosto dos usuários. Na Mestre, a gente, às vezes, manda um e-mail perguntando em qual tipo de cargo ou profissão a pessoa se encaixa. E aí a gente coloca várias opções: dono de empresa, freelancer, profissional de marketing digital, etc. Se a pessoa clica em qualquer uma dessas alternativas, ela vai para uma página dizendo “Obrigado pela sua informação. Isso vai nos ajudar a criar conteúdos melhores para você”. 

O que acontece “nos bastidores” e dependendo da ferramenta que você usa, é que dá pra colocar uma tag na pessoa. Então, para quem respondeu que trabalha com marketing digital, eu coloco uma tag de marketing digital. Isso me dá o poder de, depois, nutrir essa pessoa com conteúdos mais específicos. 

Outra abordagem possível para engajar e aumentar a sua lista de e-mail é criar uma mensagem avisando a base de contatos sobre os artigos e vídeos que foram publicados. Então, a gente vê em qual conteúdo a pessoa clicou, se foi, por exemplo, para o link de e-mail marketing, eu vou taguear a pessoa como “e-mail marketing”. 

A sacada nisso tudo é: use seu e-mail com mais inteligência para coletar mais informações das pessoas. 

Se você tiver criando um e-mail plano, ou seja, sem nenhum link, pense se não é possível colocar alguns direcionamentos que levem para certos materiais e, assim, fazer com que você entenda o gosto das pessoas. 

Beleza? 

Caso você tenha alguma sacada diferente de como engajar e aumentar a sua lista de e-mail, deixe aqui nos comentários. Vai ser muito legal saber quais são as suas ideais! E continue acompanhando os posts aqui do blog Agência10x!

Abração e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE