O Que é Processo de Setup e Como Precificá-lo

O Que é Processo de Setup e Como Precificá-lo

No vídeo de hoje eu vou discutir um assunto importante: você pode cobrar o processo de setup no plano de marketing digital?

O que é o processo de setup?

O processo de setup é algo que as pessoas pensam mais como um planejamento. Uma sequência de detalhes essenciais, mas que não vão se repetir ao longo do projeto, como a configuração de contas do Google Analytics, uma pesquisa de palavras-chave, o desenvolvimento dos primeiros passos do projeto de inbound, ou outros.

Porém, apesar de ser algo inicial, uma organização de tudo o que será feito, leva muito tempo. São diversas horas de trabalho ali, em todas as áreas da sua agência, ou seja: precisa ser cobrado!

Faça um exercício: marque tudo o que você faz no primeiro mês, e que não vai se repetir até acabar o projeto. É esse tanto de tempo/serviço que representa o valor do seu setup.

Aqui na Mestre, quando a gente tem uma consultoria de SEO, por exemplo, de 12 meses, o valor das ações iniciais é diluído ao longo das mensalidades, mas é importante deixar bem claro para o cliente o que está sendo feito. Assim ele vai entender porque isso está sendo cobrado.

Entretanto, em projetos de mídia cobra-se o setup no início, na maioria das vezes.

Tudo em marketing digital tem um setup. A diferença é se você cobra ou se você não cobra

Eu prefiro esse modelo em que o cliente faz o pagamento no momento correto, ou seja, quando tudo está mais intenso. Isso é mais justo com a agência, e o mesmo vale se você for freelancer ou consultor — por causa do seu fluxo de caixa.

Por isso, vale pensar se não é uma boa colocar um valor maior para o início do projeto do que aquele que será cobrado ao longo do desenvolvimento.

Demonstre o que é o setup já em sua proposta

No primeiro mês do projeto, eu já deixo claro o que é o processo de setup, em itens.

Ter essa clareza do que é o setup te empodera no momento de uma negociação, seja você dono de agência (o comercial deve estar totalmente ciente) ou freelancer, consultor…

E agora, o segundo exercício: o que de fato o operacional DEMONSTRA para o cliente naquele mês de trabalho? Porque não adianta defender para o prospect que você vai fazer tudo aquilo, e não mostrar o valor desse trabalho na hora do projeto, principalmente para aquelas etapas que o cliente não verá.

Mostre para ele o que foi feito e o que será feito, apesar de não ser algo entregável. O cliente precisa entender isso para ter uma ideia de quantas horas foram gastas, e assim ver que o que ele pagou de fato está valendo a pena.

Gostou de entender mais sobre o processo de setup e compreender porque ele deve ser cobrado? Confira outros conteúdos no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Rodapé