Certificações Para Sua Agência Digital. Valem a Pena?

Certificações Para Sua Agência Digital. Valem a Pena?

A gente fala muito sobre certificações para agência digital, mas será que elas realmente valem a pena?

Conhecimento lógico sobre os processos e técnicas

Existem várias certificações e treinamentos gratuitos, como os da HubSpot, da Rock Content e da Resultados Digitais. Isso é muito bacana pois você ajuda o mercado e pode passar um conhecimento de forma organizada.

É importante pois, independentemente de você ser um colaborador da agência, o dono ou até um freelancer, um curso, ainda que gratuito, ajuda a organizar seu pensamento. Você vai aprendendo e tomando alguns detalhes como conceito.

Por mais simples que seja o treinamento, ele te ajuda a criar uma sequência lógica, e assim entender alguns “porquês”.

É o caso do treinamento de SEO da Mestre Academy, por exemplo.

Já recebemos depoimentos falando que tal pessoa “sabia que tinha que fazer um redirecionamento, um bom título, utilizar detalhes de imagens como esse”, mas não sabia as razões para aquilo, o porquê que deveria fazer e como aquilo realmente afetava o negócio.

Essas informações, essa base, vão te ajudar a tomar decisões no futuro de forma mais prática e assertiva.

Mas e para o currículo? Ajuda?

Quando a gente fala de RH, no recrutamento, por exemplo, eu, Fabio, gosto que vejam as certificações da pessoa. Não só pra saber se ela é realmente certificada, mas sim para entender se ela gosta, de fato, do tema.

Isso mostra que a pessoa, ao invés de aproveitar o tempo livre dela em casa, fazendo outras atividades, decidiu dedicar certo tempo a se especializar, conhecer mais sobre a área. Esse é o perfil que queremos aqui, de quem quer aprender novidades todos os dias.

Frequentar eventos é outro detalhe interessante, pois ao ver que o candidato vai a eventos de sábado, já mostra que ele teve vontade de procurar ideias diferentes, que podem agregar algo. E se ele gosta, ele vai desempenhar o trabalho com mais sucesso.

Como a agência utiliza essa informação?

Existem certificações para agências. Nós, aqui na Mestre, utilizamos a RD Diamond e Google Partner Premiere. Quando utilizamos, o objetivo é criar autoridade, mas depende muito do quão simples é retirar essa certificação.

Se ela for muito simples, talvez você não consiga criar um efeito real de diferenciação, que te coloque em destaque. Afinal, existe a chance de muitas outras agências terem a mesma certificação.

Além disso, as certificações também servem para gerar um parâmetro do seu trabalho. Lembro quando um cliente questionou uma analista nossa perguntando se ela realmente era certificada em Adwords. Ela teve que mostrar todos os certificados dela, senão provavelmente haveria uma quebra de confiança do cliente.

Existem casos, também, principalmente para empresas muito grandes, que um Edital, ou algo assim, pode exigir níveis de certificação mínimos para participação.

Há também empresas que só liberam suas ferramentas para agências certificadas, como a VTex (uma plataforma de e-commerce), entre outras, pois os conhecimentos necessários para as alterações serão ensinados no treinamento de certificação.

Estímulos internos para certificações

Uma boa ideia para você, dono de agência, é valorizar seus colaboradores que têm interesse em tirar uma certificação nova.

Você pode pedir, por exemplo, para um time seu tirar algumas certificações e, a medida que eles forem completando-as, oferecer alguns prêmios que você achar interessantes. Mas também é necessário trabalhar com um deadline, claro. Isso porque precisa ser um desafio, mas você precisa, além disso, ter uma boa noção do quanto demora para tirar cada certificação.

Afinal, vale a pena tirar as certificações?

Sim. Mal não faz! Uma boa quantidade de certificações, desde que você se esforce para tirá-las da melhor maneira e aprenda com isso, trará mais valor para você enquanto profissional e comprovará seus conhecimentos ao menos teoricamente.

Claro que não há como comprovar, por meio de certificações, as habilidades de alguém na prática. Receber um certificado não quer dizer que você saberá aplicar tudo no dia a dia, pois isso não é de fato um trabalho.

Se você é dono de agência ou um profissional que olha mais para o conhecimento possível de se agregar, cobre-se de fazer as certificações disponíveis no mercado. Vá primeiro nas mais básicas, e depois em outras estratégias. Algumas legais são:

  • Rock Content;
  • RD – várias gratuitas;
  • HubSpot.

A Mestre Academy também conta com várias certificações, como SEO, Analytics (também no próprio Google) e até algumas relacionadas a vendas.

Quer saber mais sobre gestão de agências e como aprimorar seu lado profissional? Confira os outros artigos aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE