relatório de alto desempenho

Construindo um Relatório de Alto Desempenho para Clientes da Sua Agência

Será que você monta um relatório de alto desempenho da maneira correta? Esse tipo de documento é muito importante para demonstrar os resultados do projeto para o seu cliente. No vídeo de hoje, Ricotta mostra como fazer essa reunião de dados da melhor formas!

Qual o objetivo de um relatório de alto desempenho?

Um relatório serve para informar ao cliente sobre o sucesso frente ao que foi contratado. 

E, aqui, vale lembrar que você só vai saber o que é esse sucesso se você tiver claro qual é o ponto A da pessoa que pediu o projeto — ou seja, quais as métricas dela no momento em que o trabalho começou — e o ponto B — onde ela quer chegar.

Então, o relatório de alto desempenho tem como objetivo mostrar o quão longe o cliente está daquele ponto A, e quanto falta para chegar no ponto B.

Os erros e acertos de um relatório

Afinal, o que deve constar nesse documento? Veja só o que deve e não deve fazer parte do relatório para criar uma apresentação de sucesso!

O que não colocar

O seu cliente não quer saber de informações irrelevantes. Ou seja, não acrescente se determinada atividade deu muito trabalho para fazer e quantas horas foram gastas para terminar.

O mesmo vale para métricas de vaidade. Número de seguidores ou de likes podem até “inflar o ego”, mas eles não geram conversões de verdade. Lembre-se disso!

O que colocar

Dados relevantes que estão atrelados diretamente ao sucesso do seu cliente. Alguns exemplos são:

  • vendas;
  • oportunidades;
  • leads;
  • visitantes no site;
  • leitura do conteúdo;
  • comentários de artigos;
  • posicionamento de palavras-chave;
  • CPL

Disposição de informações

Muitas pessoas erram nesse ponto, pois colocam os dados organizados de qualquer jeito. Então, é preciso pensar no que a pessoa do outro lado quer ver primeiro. Spoiler: ela quer ver o quão próximo do ponto B ela está!

Portanto, você deve começar mostrando esse resultado principal: comparar o ponto A com o momento atual e, então, mostrar o caminho a ser trilhado para chegar ao B. Só depois entre nos demais dados.

Ou seja, o ideal é que você mostre as informações do macro para o micro — uma pirâmide invertida. Quanto aos dados, coloque números precisos e, se tiver a possibilidade, faça gráficos para ajudar no apelo visual.

E, falando da parte visual, tenha cuidado com a estética também! Use uma consistência de fontes, cores, tamanhos e imagens. Pense na seguinte estrutura:

[headline]

[subheadline]

[imagem] [descritivo]

É interessante colocar a imagem ao lado do texto porque, ao fazer a leitura, a pessoa que está lendo que esses dois pontos são complementares.

Por fim, sempre que estiver terminando um tópico, faça um último slide com um resumo, selecionando as principais informações passadas. No final da apresentação, faça mais um resumo, acrescentando o que esperar para o próximo mês.

Pós-apresentação

Não envie um e-mail dizendo apenas que o relatório está em anexo. Faça uma mensagem completa, usando como base aquele resumo do final da apresentação.

Assim, uma pessoa que não estava presente durante a reunião, ela vai ter essa informação logo no começo oe vai analisar o documento de forma mais receptiva.

A importância de fazer um bom relatório

Ao apresentar um documento bem feito, você verá uma boa recepção do seu cliente. Algumas das sensações que ele vai transmitir são:

  • maior entendimento sobre as informações e processos;
  • alegria pela evolução do projeto;
  • menores problemas com falta de pagamentos.

Isso evita, consequentemente, que ele queira cancelar o projeto.

Modelo de relatório de alto desempenho 

O Ricotta preparou um modelo de relatório de alta performance para você usar como base. Para acessá-lo, assista ao vídeo completo!

Continue acompanhando o blog do Agência10x para mais dicas para agências e freelancers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE