Meu Cliente Diz que Não Está Vendendo e Quer Cancelar. O Que Faço?

Meu Cliente Diz que Não Está Vendendo e Quer Cancelar. O Que Faço?

Faala, galera! 

Imagine que, logo pela manhã, você abriu sua caixa de e-mail e tem lá uma mensagem do seu contratante reclamando da falta de lucro. Então, vem a grande dúvida: “O que fazer quando meu cliente diz que não está vendendo e quer cancelar?” É isso que eu vou te explicar neste artigo. 

Aproveite as sacadas e tenha mais sucesso na sua agência digital! 

Afinal, o que fazer quando o cliente diz que não está vendendo? 

Primeiramente, eu preciso te dizer que esse é um caso clássico de projetos atrelados à performance. Mas a grande sacada é pensar como diria o velho ditado “onde há fumaça, há fogo”. Mas, o que isso significa? Nenhum cliente começa o dia já pensando em reclamar por reclamar, a não ser que ele seja tóxico. Então, em casos normais, você deve seguir os passos: 

Coloque-se no lugar do cliente

A primeira ação é descobrir qual a raiz do problema. Ou seja, você precisa pedir para o cliente explicar o que ele analisou para chegar à conclusão. Não adianta mandar prints de Google Analytics nem de qualquer outra ferramenta. A solução é enxergar com os olhos do cliente. Nesse momento, também é importante deixar a parte sentimental de lado e, se possível, evite o contato por telefone. Prefira algo mais direto. 

Alinhe as expectativas

Quando o cliente diz que não está vendendo e quer cancelar, também pode ser que ele esteja com expectativas fora da realidade. Assim, você também precisa alinhar anseios e possibilidades. 

Um exemplo, se o seu contratante possui uma expectativa de vender 100 mil reais por mês, avalie se essa meta é plausível por meio da taxa de crescimento. A sacada é pensar no método lógico. Ou, vamos supor que o cliente diga que quer vender mais, gastando menos. Beleza, esse é o trabalho de SEO, mas funciona a longo prazo. Não dá para ter resultado em pouco tempo.

É nesse momento em que realmente entra o um papel importante do profissional de marketing digital: explicar por A + B o que é possível. Em todo o caso, tenha um plano de ação para contornar o problema. 

Se for o caso, ofereça outro projeto

Outra solução é oferecer um projeto com escopo menor, mas focado naquilo que o cliente deseja no momento, se houver lógica, obviamente. Mas deixe claro que, gastando menos e cortando outros canais de aquisição, há a chance de faturar menos. 

Atenção para o acesso a todas informações 

Por fim, mas não menos importante, tenha sempre todas as informações do cliente e do projeto na sua mão. É fundamental entender todas as metas, analisar todos os canais, acompanhar mudanças (entrada de concorrentes, alteração de valor de produto ou de fornecedor de frete, etc.) e enxergar as perspectivas da outra pessoa. A transparência é muito importante para você não perder o projeto.

Beleza? 

Espero que você consiga solucionar o caso do “cliente diz que não está vendendo e quer cancelar”! Aproveite mais sacadas sobre gestão de projetos aqui no blog do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

WORKSHOP AGÊNCIA10X
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
Inscrições abertas para o

Vem aí o Workshop Agência10x nos dias 06/02, 08/02 e 10/02

INSCREVA-SE E RECEBA ACESSO GRATUITO ÀS AULAS!