7 Lições de Vida Para Empreendedores Que Eu Gostaria Que Tivessem me Ensinado

7 Lições de Vida Para Empreendedores Que Eu Gostaria Que Tivessem me Ensinado

Tem muita gente que sonha em empreender, pelos mais diversos motivos. Vontade de parar de trabalhar para os outros, aumentar os rendimentos, ter mais liberdade… No entanto, a jornada no empreendimento é repleta de desafios e aprendizados e muitos que tentam acabam percebendo que o sonho, rapidinho, se transforma em pesadelo.

A resiliência é fundamental nessa caminhada em que, a cada momento, novas lições são aprendidas e cada experiência marca não apenas os rumos do seu negócio mas, também, o seu sucesso pessoal. 

Nos meus conteúdos aqui no blog, lives e até mesmo nas mentorias eu costumo focar muito em ensinamentos técnicos e práticos sobre gestão e vendas para agências digitais, mas tem uma parte mais emocional que não pode ficar de lado. 

Pensando nisso e analisando minha trajetória de mais de 15 anos à frente da Agência Mestre, separei esse espaço para falar trazer 7 lições de vida para empreendedores que eu gostaria que tivessem me ensinado. Leia o artigo e confira!

A importância de se atentar a lições de vida para empreendedores

Como foi dito na introdução, empreender pode ser o sonho de muitos, mas definitivamente não é uma jornada que todos aguentam. Isso porque o ambiente do empreendedorismo é bastante hostil e explora muito as nossas emoções e pensamentos.

De maneira geral, os donos de negócio vão muito em busca de conhecimento técnico para sanar seus desafios e conseguir se destacar no mercado, mas grande parte dos problemas que causam a falência de um negócio estão nas emoções e na mentalidade.

Abrir e manter uma empresa de pé é um desafio diário de resiliência e é por isso que considero que aprender essas lições de vida para empreendedores é tão importante.

Confira 7 Lições de Vida Para Empreendedores

Agora que você já entendeu a importância de preparar a sua mentalidade para a jornada do empreendedorismo, confira as 7 lições que eu considero fundamentais na minha trajetória:

1. Mentalidade empreendedora

Exercitar sua mentalidade empreendedora é um ponto fundamental para os negócios. Isso não significa apenas ter ideias criativas, mas sim moldar sua forma de encarar os desafios, as oportunidades e os fracassos – três tijolos que nunca estão ausentes na grande construção que é empreender.

Para tornar o conceito de mentalidade empreendedora mais tangível, resolvi desmembrá-lo em 4 pilares que considero essenciais:

  • abaixo a inércia: um empreendedor deve ser uma pessoa constantemente inconformada e avessa a limitações. expulse o comodismo de dentro de você e esteja sempre em movimento;
  • erros são oportunidades: tenha a certeza de que você vai errar (e muito!) ao longo de sua jornada e que esses erros devem ser encarados como oportunidades de aprendizado. Lembre-se sempre de que é melhor errar do que nunca tentar. Empreendedores erram mais porque são mais ousados e arriscam muito mais do que as outras pessoas;
  • melhoria contínua: um empreendedor deve buscar o crescimento de forma constante e estar sempre enxergando o próximo passo, ou seja, uma forma de evoluir o seu próprio negócio;
  • fidelidade aos seus sonhos: por fim, faz parte da mentalidade empreendedora sonhar grande e ser fiel a esses sonhos, persistindo sempre e tendo resiliência ao longo de toda a trajetória, especialmente nos momentos mais desafiadores.

2. Cuide do ego

Confiança e autoestima são fundamentais para um empreendedor de sucesso, mas o excesso de ego tem grandes chances de se tornar um obstáculo ao seu negócio. Sabe por que? Porque o ego cega a sua tomada de decisão.

Para evitar esse tipo de problema, faça o seguinte:

  • coloque suas ideias no papel: você preicsa sonhar grande, mas para que os sonhos se transformem em realidade, eles precisam ser tangibilizados e transformados em metas. Coloque as ideias no papel e estruture-as para que se tornem objetivos;
  • aprenda a ouvir feedbacks: é difícil entender as críticas como algo positivo, mas esteja aberto aos feedbacks porque eles podem trazer novas visões que te ajudem a chegar mais rápido aos resultados dos seus sonhos;
  • reconheça suas limitações: empreendedor não é um super-herói invencível — e nem deve ser. Entenda que você não é insubstituível e nem sempre será a pessoa mais indicada para executar todos os tipos de tarefas. É importante saber delegar e escolher as pessoas mais adequadas para realizar cada tipo de atividade dentro da empresa;
  • saiba delegar: quando entender que nem toda função é pra você, documente a forma com que você gostaria que o processo seja realizado, sempre de acordo com a cultura do seu negócio.

3. Gestão de pessoas

A terceira entre as lições de vida para empreendedores que eu gostaria que tivessem me ensinado está relacionada à gestão de pessoas. 

Toda empresa é feita de pessoas e não se engane: lidar com pessoas é extremamente complexo. Acertar na gestão de colaboradores e times exige habilidades que não são, necessariamente, técnicas, mas que são fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio.

Uma dessas habilidades é nunca subestimar o poder da inspiração. Sua autoridade pode até ser capaz de mandar uma pessoa fazer o que você quer, mas apenas a inspiração que você gera nos seus colaboradores fará com que eles ajam sem que você precise mandar. Lembre-se: quando você vive o que você fala, as pessoas notam

A outra habilidade é investir na cultura da empresa. Entenda: a cultura é a base sobre a qual o negócio se sustenta e ela vai influenciar diretamente no desempenho e na reputação da organização, bem como na satisfação dos colaboradores.

4. O papel da liderança

Entenda que quando você empreende, não basta apenas gerir, é necessário liderar. Quando você lidera uma equipe, as pessoas confiam em você, buscam inspiração em você e repetem suas ações. 

Não tenha medo da liderança, assuma esse papel e não seja omisso. Esteja sempre incentivando suas equipes, não apenas ensinando e capacitando os colaboradores mas,também, estimulando-os a questionar os processos e padrões vigentes em busca dos melhores resultados. 

Tenha em mente, ainda, que liderar é dar espaço para erros. Não é só você que erra, então dê abertura e oportunidade para que seu time coloque ideias em prática, erre e aprenda com esses erros. Os resultados extraordinários só aparecem quando as pessoas são incentivadas a tentar.

Por fim, saiba que a principal motivação de um líder deve ser se tornar cada vez mais substituível, passando de “fazedor” para “mentor”. Para chegar a esse lugar, esteja sempre capacitando as pessoas e compartilhando seu conhecimento para que elas sejam cada vez mais capazes de cumprir as suas funções operacionais e você consiga se afastar delas e se livrar da donodependência.

5. Resiliência

Empreender é se colocar em posição extremamente vulnerável, sabendo que tanto a vida quanto o mercado podem — e, muitas vezes, vão — te esmagar. O grande lance, aqui, é ter resiliência para continuar sua jornada rumo ao seu sonho. 

Para isso, mantenha sempre o foco. Sabendo exatamente onde você quer chegar, você descobre como superar os obstáculos que tentam te tirar do seu caminho. E quando bater o sentimento de desistência, que é bastante comum, respire fundo, reveja seus objetivos e pense na melhor maneira de corrigir a rota.

6. Sexto sentido ou sentido do empreendedor

O “sexto sentido” é aquele pensamento que você tem e dificilmente consegue tangibilizar ou descrever para outras pessoas. Nunca jogue esse feeling debaixo do tapete, porque ele é uma ferramenta importante na sua trajetória. Acredite na sua intuição porque ela não vem do nada, ela chega a partir de todo um repertório de informações que você carrega na cabeça.

Tenha em mente que as pessoas têm dificuldade de acreditar em tudo o que não é estritamente racional, mas se a sua equipe acredita na cultura da empresa e nos seus sonhos, eles aceitaram esse guia.

Lembre-se, ainda, de que sua equipe nunca será imutável. Ao longo da jornada, diversas pessoas se conectarão e se desconectarão de você e está tudo bem. Isso faz parte. 

7. Gestão de negócio não se aprende sozinho

Por fim, preciso reforçar que no mercado de agência eu acompanho muitos empreendedores que focam em aprender o lado técnico e se esquecem que possuem um negócio. É importante lembrar disso porque aprender sobre negócios é essencial.

Esteja sempre consumindo conteúdo sobre estratégias de gestão: invista tempo e recursos em livros, cursos, palestras, webinars e nunca fique parado no tempo. Atualize-se constantemente e busque de forma incansável a melhoria da sua empresa e a sua melhoria como empreendedor.

Gostou dessas lições de vida para empreendedores? Então aproveite para complementar seus conhecimentos sobre o assunto no vídeo sobre mentalidade empreendedora que saiu lá no meu canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE