Saiba Identificar e Se Livrar da Donodependência

Saiba Identificar e Se Livrar da Donodependência

“É o olho do dono que engorda o gado”, diz um ditado famoso — mas, como tudo na vida, é preciso saber aplicá-lo corretamente. Se importar com o próprio negócio e cuidar dele de pertinho, de fato, é fundamental… só que isso não significa que você é o único que pode dar a comida.

Agora vou parar de falar de metáforas e partir para a realidade nua e crua, que é: se tudo na sua agência depender de você, o negócio vai colapsar. E você também. É completamente insustentável que tudo fique nas costas de uma pessoa, e isso é apenas o começo. São diversas as consequências negativas que vem de “brinde” quando a agência depende do dono para tudo.

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia este artigo e descubra:

  • o que é donodependência;
  • quais são as grandes consequências negativas da donodependência;
  • quais são os principais sinais da donodependência;
  • como se livrar da donodependência.

O que é donodependência?

Eu costumo dizer que a donodependência é a principal doença que acomete agências. Isso mesmo: é uma doença, que não apenas impede a sua agência de crescer, mas também acaba com a sua saúde.

Sei que parece poética a ideia de ser insubstituível, mas tô aqui pra te dizer que não tem como tocar um negócio dessa maneira. Você precisa poder contar com a sua equipe, que deve desenvolver autonomia o suficiente para realizar o próprio trabalho e tomar decisões.

“Ah, Fabio, mas se a decisão que o fulano tomar não tiver nada a ver com a minha?”, e aí eu te respondo que, quando isso acontece, é sinal de outro problema: cultura organizacional fraca. Quando a cultura organizacional é forte, o time sabe quais são os valores intrínsecos em cada atitude e tomada de decisão. 

Quais são as grandes consequências negativas da  donodependência?

Entenda quais são as consequências que eu chamo de “grandes males” da donodependência:

Equipe travada

Uma equipe de funcionários que precisa se você para dar qualquer passo ou tomar qualquer decisão importante, não sai do lugar e nem se motiva. Quando as pessoas não têm autonomia para agir de acordo com seus próprios conhecimentos, elas começam a duvidar de si mesmas e se sentir insatisfeitas com o trabalho.

Dessa forma, não apenas o dia a dia de trabalho fica truncado, mas, também, os colaboradores se sentem pouco valorizados, desmotivados e têm mais chances de procurar outras vagas. Imagina perder um profissional incrível por causa disso?

Resultados prejudicados

Pode doer o que eu vou dizer agora, mas você precisa ouvir: nem sempre você tomaria a melhor decisão. Os profissionais que estão no dia a dia do operacional, lidando diretamente com o cliente e com as estratégias, também têm capacidade de escolher bons caminhos. Inclusive, muitas vezes, melhores do que aquele que você escolheria — afinal, você está mais distante (ou, pelo menos, deveria) dessa rotina.

Além disso, os resultados dos clientes são prejudicados se a equipe precisa esperar a sua disponibilidade para tomar decisões. Se a sua rotina do dono está bem estruturada e a maior parte do tempo está dedicada à gestão, poucas horas mensais te sobrariam para se dedicar ao estudo de um cliente a ponto de efetivamente decidir algo… e o cliente não pode esperar.

Saúde em risco

Como eu já falei anteriormente no artigo, a donodependência também faz mal para a sua saúde. Eu tenho certeza que você não tinha o sonho de empreender para trabalhar 10, 12 horas por dia e sentir, constantemente, que o mundo está caindo sobre as suas costas. Portanto, aprenda a delegar e evite o burnout!

Crescimento emperrado

Por fim, quando a sua agência depende de você para tudo, ela não cresce, porque você é um só. Pode ser que você ache que dê conta, mesmo que de uma forma não saudável, de uma agência com 5 clientes, mas e com 20? E com 50? Impossível. Se você não “largar o osso”, o seu negócio não vai escalar.

Quais são os principais sinais da donodependência?

Agora que você já entendeu quais são as consequências negativas da donodependência, espero que tenha percebido que precisa curar o seu negócio dessa doença o mais rápido possível! Mas é possível que você ainda acredite que isso não está acontecendo por aí. Sabe por quê? Porque muitas vezes os sinais são muito sutis.

Para te ajudar, eu resolvi listar aqui os 10 sinais mais comuns de que o problema existe no seu negócio, olha só:

  1. você atua diretamente no atendimento ao cliente;
  2. você ainda atua no operacional, trabalhando em entregáveis;
  3. você, obrigatoriamente, atua no departamento comercial da agência;
  4. não existe um responsável pelo marketing da agência;
  5. os processos comerciais não estão registrados;
  6. os processos operacionais não estão registrados;
  7. você tem que resolver a maioria das “tretas” que surgem com os clientes;
  8. você não tem uma boa equipe de liderança ou não investe nela;
  9. a operação da agência para caso você precise se ausentar por uns dias;
  10. você acredita que é a única pessoa que fará tudo sempre da melhor maneira.

Minha sugestão é que você reflita bastante sobre cada um desses itens e, se der check em pelo menos um deles, acenda o sinal de alerta!

Como se livrar da donodependência?

E se você achou que eu ia falar do problema e não trazer soluções, você estava enganado! 

O primeiro passo, depois de reconhecer o problema, é entender que sair da donodependência não é sair da zona de conforto, porque a donodependência não é confortável. Ela é hostil. E, para se livrar dela, é preciso agir de forma consciente e ativa, porque ela não vai embora sozinha de um dia para o outro.

Por isso, você precisa “reprogramar” a sua mentalidade de dono. Se você quer que o seu negócio cresça, você deve ser o primeiro a crescer. Um dono com mentalidade experiente deve:

Saber que dividir o peso é essencial

Você não tem que liderar sozinho. Saiba contratar bem e, dessa forma, selecionar as pessoas mais competentes para estarem ao seu lado. Na cultura da empresa, treine os seus funcionários para se desenvolverem para líderes e, até mesmo, para sócios.

Foque na longevidade do seu negócio

Desde o início do meu negócio eu sabia que eu não queria que a Mestre acabasse em mim. Se você quer que sua empresa seja mais do que você e deixe sua marca na história, você precisa criar a cultura de desenvolvimento de pessoas para seguirem em frente.

Além disso, se você pensar em vender a sua agência um dia, saiba que ela é muito mais valiosa se não for dependente de você.

Não seja o limitador do crescimento da sua agência

Se insistir em achar que só você sabe gerenciar e tomar boas decisões, se tornará o maior limitador do crescimento da sua agência. Portanto, mude essa mentalidade e aprenda a confiar nas pessoas que você está recrutando e desenvolvendo.

Lembre-se de que o seu time trabalha para a agência

Não caia na tentação de querer buscar informações o tempo todo. Quando os processos estão bem definidos e a equipe devidamente treinada para respeitá-los, os dados e as informações importantes são devidamente registrados e repassados a quem importa. 

Da mesma forma, não tenha medo de cobrar responsabilidades, prazos e resultados do seu time, afinal, as pessoas foram contratadas e estão sendo remuneradas para isso. 

Ufa, agora que você chegou ao final do artigo, tenho certeza de que está muito mais preparado para identificar e se livrar da donodependência na sua empresa! Para complementar o conhecimento, assista também ao vídeo sobre o assunto que saiu lá no meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE